ENTRETÊ

Aproveite este fim de semana para relaxar e se divertir com as sugestões de lazer de A VOZ DA SERRA.
sexta-feira, 01 de setembro de 2023
por Henrique Amorim
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

TEATRO 

O legado de Jorge Lafond, a eterna Vera Verão, no palco do Sesc 

O espetáculo "Jorge pra sempre Verão", que narra a história do ator e bailarino Jorge Lafond (1952-2003) – célebre por interpretar Vera Verão, personagem queer que marcou os anos 1990 no humorístico A Praça é Nossa, do SBT, será apresentado neste sábado, 2, em Nova Friburgo, no teatro do Sesc, às 20h.  Os ingressos a preços populares custam de R$ 5 (meia) a R$ 10 (inteira). A classificação etária é 14 anos.     

Escrita por Aline Mohamad, prima de Lafond, em parceria com Diego do Subúrbio, a peça surgiu após a autora escrever uma carta a Lafond, em uma tentativa de reconciliação póstuma com o primo. “Um pedido de desculpas, uma redenção, uma luz nas diversas encruzilhadas que eu tenho com meu primo. Muito emocionada, enviei essa carta para alguns amigos e, ao acordar, li as respostas: você tem uma linda peça nas mãos", relembra Aline Mohamad.   

A montagem é dirigida por Rodrigo França e encenada pelos atores Alexandre Mitre, Aretha Sadick e Noemia Oliveira, que interpretam, respectivamente, Jorge Lafond, Vera Verão e a prima Aline. A obra não aborda apenas a obra do artista, mas apresenta uma ficção desenvolvida a partir de sua biografia.   

Nascido no Rio de Janeiro, Lafond disse certa vez em uma entrevista que tinha consciência de ser gay desde os 6 anos de idade, mas pela homofobia explícita da época, fez de tudo para que seus pais não descobrissem. Formou-se em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), dança afro e balé clássico - tendo dançado com Mercedes Batista, a primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“O movimento LGBTQIAP+ sempre foi encabeçado por pessoas pretas, como Marsha P. Johnson, uma mulher trans negra norte-americana que liderou a Rebelião de Stonewall, em 1969. Jorge Lafond estimulou que muita gente tivesse coragem para externar quem realmente é na vida. Estamos falando de um homem negro retinto, afeminado e com mais de dois metros de altura, vestido de mulher na televisão brasileira”, conclui o diretor Rodrigo França.  

CINEMA 

Cine Show - Cadima Shopping 

Programação até quarta-feira, 6

Sala 1: 

Besouro Azul (dub) - 16h (sábado a terça), 18h35 e 21h10 (exceto quarta) - 14 anos

As Tartarugas Ninja: o caos - 21h10 (somente quarta) - 12 anos 

Sala 2: 

As Tartarugas Ninja: o caos - 14h15 e 16h20; 18h30 (3D) - 12 anos 

A Freira 2 - 20h40 (pré-estreia somente quarta) - 12 anos

Sala 3: 

Gran Turismo - 16h e 18h40 (exceto quarta) - 12 anos 

A Freira 2 - 19h (somente quarta) - 12 anos 

Fale comigo - 21h15 - 16 anos

Cine Show - Friburgo Shopping 

Programação até quarta-feira, 6

Sala 1:

O Porteiro (nac) - 19h e 20h45 - 14 anos 

Sala 2: 

Barbie - 18h30 - 12 anos 

Drácula: a última viagem de Demeter - 20h50 - 16 anos 

Sala 3: 

A Chamada - 17h10 - 14 anos 

Toc, toc, toc - Ecos do além - 19h10 e 21h10 - 16 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: