Encontro nesta quinta discute monitoramento dos rios

Evento, em comemoração ao mês em que se celebrou o Dia Mundial da Água, será a partir das 14h30, no auditório da Acianf
quinta-feira, 30 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH R2R) realiza nesta quinta-feira, 30, um encontro científico para apresentar os resultados obtidos no monitoramento da água realizado em alguns rios de Nova Friburgo. O evento,em comemoração ao mês em que se celebrou o Dia Mundial da Água (22 de março), será a partir das 14h30, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), na Avenida Alberto Braune, 111.

Além da apresentação dos resultados encontrados no monitoramento, a programação do encontro técnico contará com a entrega dos certificados de conclusão do curso aos técnicos que concluíram a capacitação e espaço para o debate e discussão sobre os dados que serão apresentados.

O monitoramento da água dos rios foi realizado durante o curso de capacitação de profissionais técnicos da região, para serem multiplicadores do projeto Agente das Águas - iniciativa executada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R).

O projeto pretende capacitar a população para realizar análises biológicas de qualidade da água. Sua metodologia envolve a identificação de invertebrados aquáticos presentes nos rios para verificar a qualidade da água (biomonitoramento). Além dessa análise biológica os alunos também serão capacitados para a realização de análises físico-químicas, microbiológicas e ambientais.

Os participantes do curso naturalmente passam a se apropriar dos cursos hídricos próximos de sua moradia, e acabam tornando-se os grandes guardiões, podendo monitorá-los a qualquer momento, principalmente se perceberem algo anormal ocorrendo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: