Encontro debate integração do turismo na Região Serrana

Evento teve o apoio da Fecomércio, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Nova Friburgo (SindTurismo), Sebrae e Senac
segunda-feira, 23 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

A primeira edição do Encontro Fluminense Integração do Turismo Regional, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), foi realizada em Nova Friburgo, na semana passada, no Sesc da cidade. O evento que teve a finalidade de criar estratégias para estimular o turismo regional, reuniu 140 empresários e fornecedores da região, além de presidentes dos sindicatos de Hospedagem e Alimentação do Estado do Rio de Janeiro, coordenadores de projetos do Sebrae, representantes de entidades de classe e secretários municipais de turismo dos municípios da Região Serrana. O encontro teve o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Nova Friburgo (SindTurismo), Sebrae e Senac. 

De acordo com o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, eventos como esse são importantes para o incremento da indústria do turismo no estado, pois estimulam a criação de diferentes destinos elevando o potencial do setor turístico dos municípios fluminenses e contribuindo para a geração de emprego e renda.   

“A participação técnica e institucional de todo o Sistema S e do Sebrae tem impulsionado as ações em prol ao turismo, uma das molas propulsoras da recuperação do Estado do Rio de Janeiro. Um dos nossos objetivos nesses eventos é fortalecer e unir os sindicatos e empresários locais, pois precisamos pensar o turismo de forma regional, fazendo o setor evoluir em todos os municípios de forma conjunta. Por isso, também buscamos juntar o poder público com entidades de classe e criar um ambiente de negócios tanto para os empresários quanto para os fornecedores das indústrias de hospedagem e alimentação ", declarou o presidente da FBHA.

Para o presidente do Sindturismo de Nova Friburgo, Edson Almeida, o Biá, é essencial integrar toda cadeia produtiva, seja interagindo com o poder público, com as entidades ou com o setor privado. “É fundamental destacar a importância da participação dos representantes de cidades próximas, como Cantagalo, Teresópolis, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Guapimirim e Três Rios, afirmou Biá destacando que a interação com municípios vizinhos é fundamental para fortalecer o diálogo com quem faz a indústria do turismo funcionar. 

Segundo o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Renan Alves, todo o conhecimento que o trade traz para esse evento é muito importante para seu fortalecimento. “A presença de diversas marcas locais que puderam apresentar seus produtos artesanais e naturais é fundamental para que possamos cada vez mais incrementar as parcerias dentro da nossa rede hoteleira e restaurantes dos nossos circuitos turísticos. Tenho certeza que saímos desse evento mais fortalecidos, destacou o secretário.

Germano Valente, presidente do SindTurismo de Petrópolis, observou que a integração regional é um ponto chave para o desenvolvimento do setor na região. “O turismo precisa de integração e de networking para desenvolver a cidade. O setor tem essa capacidade de gerar emprego e renda que é o que mais precisamos da região, afirmou.

O encontro contou também com palestras sobre turismo, bate papo com secretários e prefeitos sobre políticas públicas relacionadas ao turismo, além de sessões de negócios, degustação de produtos gastronômicos e exposição de artesanato local para que todos pudessem conhecer melhor os atrativos de Nova Friburgo. 

Próximas edições 

Entre os presentes no evento, esteve Thomas Weber, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (SindSol), cidade que receberá o evento nesta quarta-feira, 25. O Encontro Fluminense Integração do Turismo Regional terá novas edições também no próximo dia 31, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em 22 de novembro, em Petrópolis.

Também prestigiaram o evento em Nova Friburgo na semana passada, Alexis Japiassu, presidente do SindLeste; Pablo Sérgio, secretário de Turismo de Cordeiro; Darci Menezes, secretária de Turismo de Teresópolis; Fernanda Gripp, gerente regional do Sebrae Nova Friburgo e Marisa Cardoso, coordenadora de projetos do Sebrae.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: