O evento Cadima Colônias, de valorização da cultura dos povos que participaram da fundação e do desenvolvimento de Nova Friburgo, está de volta e deu início a extensa programação na noite da última quinta-feira, 21, com um clima de muita emoção. A cerimônia de abertura reuniu autoridades e convidados.
Na ocasião, o gerente do Cadima Shopping, Luiz Fernando, recepcionou os presidentes de cada colônia,que desfilaram com suas bandeiras e representantes no espaço que também abrigava barracas das colônias com comidas típicas de cada país.
Estiveram presentes o prefeito Johnny Maycon, o vice-prefeito Serginho, o secretário de Cultura Daniel Figueira, o vereador José Carlos da Costa Schuabb, entre outras autoridades.
A presidente da Associação dos lojistas do Cadima (Alcas), Fany Zissu, falou em nome do shopping, lojistas e empreendedores que compõem o Cadima, enfatizando o retorno de grandes eventos e projetos após a pandemia.
O presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri) e presidente do Centro Cultural Teuto Friburguense, o Edmilson Schneider, que também representou as colônias homenageadas, exaltou o trabalho que vem sendo realizado para a comemoração do bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo, em 2024.
As colônias da Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Japão, Líbano, Pan Africana, Portugal e Suíça foram homenageadas com um belo cortejo das bandeiras oficiais dos países formadores com seus respectivos representantes e demais integrantes de cada colônia.
Durante o coquetel oferecido, o público presente foi brindado com a apresentação musical da Escola de Música Inside Out, seguido de dança típica suíça, com o grupo Swissando e de dança típica libanesa, com a Escola Petra de Dança do Ventre.
A programação do Cadima Colônias vai até o próximo domingo, 31, com diversas atrações musicais e danças típicas, além de oficinas de artesanato, dança, penteados e maquiagem afro, além da gastronomia típica nas barracas das colônias e na Praça de Alimentação.
É um mergulho na história da cultura e da tradição dos colonizadores de Nova Friburgo, resgatando a memória e o orgulho das raízes do povo friburguense. O evento é gratuito.
Programação
Sábado, 23
16h: dança afro; 17h: tayko (tambores); 18h: dança do ventre; 19h: música com Stella Alves e dança do ventre; 20h: música típica.
Domingo, 24
16h: oficina de arte; 17h: oficina de dança; 18h: capoeira com Mestre Caroço; 19h: dança cigana e espanhola e música típica (sanfoneiro); 20h: dança cigana e espanhola.
Quinta-feira, 28
17h: oficina de pintura Bauer; 18h: música típica (sanfoneiro); 19h: músicas típicas com Inside Out e Edgard Sanfoneiro; 20h: música típica com Yann Almeida.
Sexta-feira, 29
17h: oficina de origami; 18h: dança típica (odori); 19h: dança cigana e espanhola; 19h30: dança do ventre, cigana e espanhola; 20h: dança do ventre.
Sábado, 30
15h: dança afro e oficina de trança; 16h: oficina de dança afro; 16h30: oficina dança do ventre; 16h45: grupo Swissando (dança típica); 17h: Grupo Swissando; 17h30: dança típica (odori); 18h: coral Acrópoles; 19h: dança típica e dança do ventre; 20h: dança do ventre e música típica (sanfoneiro).
Domingo ,31
17h: capoeira com Mestre Cobaia; 18h: dança de salão e música típica com Edgar sanfoneiro; 19h: música típica com Edgar sanfoneiro e dança de salão.
Deixe o seu comentário