Evento no Cadima em homenagem às colônias vai até dia 31

Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Japão, Líbano, Pan Africana, Portugal e Suíça foram homenageadas com cortejo de bandeiras
sexta-feira, 22 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Dança alemã no Cadima Colônias (Foto: AVS)
Dança alemã no Cadima Colônias (Foto: AVS)

O evento Cadima Colônias, de valorização da cultura dos povos que participaram da fundação e do desenvolvimento de Nova Friburgo, está de volta e deu início a extensa programação na noite da última quinta-feira, 21, com um clima de muita emoção. A cerimônia de abertura reuniu autoridades e convidados. 

Na ocasião, o gerente do Cadima Shopping, Luiz Fernando, recepcionou os presidentes de cada colônia,que desfilaram com suas bandeiras e representantes no espaço que também abrigava barracas das colônias com comidas típicas de cada país.

Estiveram presentes o prefeito Johnny Maycon, o vice-prefeito Serginho, o secretário de Cultura Daniel Figueira, o vereador José Carlos da Costa Schuabb, entre outras autoridades.

A presidente da Associação dos lojistas do Cadima (Alcas), Fany Zissu,  falou em nome do shopping, lojistas e empreendedores que compõem o Cadima, enfatizando o retorno de grandes eventos e projetos após a pandemia.

O presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri) e presidente do Centro Cultural Teuto Friburguense, o Edmilson Schneider, que também representou as colônias homenageadas, exaltou o trabalho que vem sendo realizado para a comemoração do bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo, em 2024.

As colônias da Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Japão, Líbano, Pan Africana, Portugal e Suíça foram homenageadas com um belo cortejo das bandeiras oficiais dos países formadores com seus respectivos representantes e demais integrantes de cada colônia.

Durante o coquetel oferecido, o público presente foi brindado com a apresentação musical da Escola de Música Inside Out, seguido de dança típica suíça, com o grupo Swissando e de dança típica libanesa, com a Escola Petra de Dança do Ventre.

A programação do Cadima Colônias vai até o próximo domingo, 31,  com diversas atrações musicais e danças típicas, além de oficinas de artesanato, dança, penteados e maquiagem afro, além da gastronomia típica nas barracas das colônias e na Praça de Alimentação.

É um mergulho na história da cultura e da tradição dos colonizadores de Nova Friburgo, resgatando a memória e o orgulho das raízes do povo friburguense. O evento é gratuito.

 

Programação

Sábado, 23

16h: dança afro; 17h: tayko (tambores); 18h: dança do ventre; 19h: música com Stella Alves e dança do ventre; 20h: música típica. 

 

Domingo, 24

16h: oficina de arte; 17h: oficina de dança; 18h: capoeira com Mestre Caroço; 19h: dança cigana e espanhola e música típica (sanfoneiro); 20h: dança cigana e espanhola. 

 

Quinta-feira, 28

17h: oficina de pintura Bauer; 18h: música típica (sanfoneiro); 19h:  músicas típicas com Inside Out e Edgard Sanfoneiro; 20h: música típica com Yann Almeida. 

 

Sexta-feira, 29

17h: oficina de origami; 18h: dança típica (odori); 19h: dança cigana e espanhola; 19h30: dança do ventre, cigana e espanhola; 20h: dança do ventre. 

 

Sábado, 30

15h: dança afro e oficina de trança; 16h: oficina de dança afro; 16h30: oficina dança do ventre; 16h45: grupo Swissando (dança típica); 17h: Grupo Swissando; 17h30: dança típica (odori); 18h: coral Acrópoles; 19h: dança típica e dança do ventre; 20h: dança do ventre e música típica (sanfoneiro). 

 

Domingo ,31

17h: capoeira com Mestre Cobaia; 18h: dança de salão e música típica com Edgar sanfoneiro; 19h: música típica com Edgar sanfoneiro e dança de salão. 

 

LEIA MAIS

Pietro Lazzeri destacou a possibilidade de parcerias que poderão ser desenvolvidas em conjunto

Pietro Lazzeri virá conhecer empresários locais e falar sobre o bicentenário e as relações bilaterais entre os dois países

Finalidade é valorizar as tradições da primeira nação a aportar na cidade, há 204 anos, dando início à colonização

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 200 anos