Dia D contra o Sarampo tem grande procura nos postos de saúde

Vacinação ocorre em 14 unidades de saúde, que atenderão até às 16h
sábado, 01 de fevereiro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Guilherme Alt)
(Fotos: Guilherme Alt)

Acontece neste momento, em 14 unidades de saúde cidade e no quartel do 6º Grupamento de bombeiro Militar (GBM), o Dia D de vacinação contra o Sarampo. No Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, a fila está grande, mas o tempo de espera é reduzido. De acordo com a direção do posto, o tempo total de atendimento por criança varia de cinco a seis minutos.

O município teve recentemente a confirmação de dois casos da doença e outros 27 suspeitos, o que desencadeou grande procura pela vacina. Outro Dia D de vacinação contra a doença será realizado no dia 7 de março.

Yan Muniz, pai Vicente de 8 anos e Cecília de 6, aguardava na fila para ser atendido. Enquanto esperava conversou com nossa equipe de reportagem. Yan alertou aos pais que aderem ao movimento antivacina que acha importante seguir à risca as recomendações dos profissionais de saúde e do Ministério da Saúde.

 “Nós somos vacinados desde criança, muitos nasceram pelo SUS, meus filhos nasceram pelo SUS. A gente segue as recomendações. Eu não sou médico, não sou autoridade em saúde e não vejo nenhum profissional do ramo endossar o movimento antivacina. Eu me vacinei, eu segui todo esse calendário de vacinação e está tudo certo comigo. Eu quero isso para os meus filhos. É melhor do que correr o risco de não se vacinar”, disse o Yan.

 O Governo do Estado também participa do Dia D amanhã disponibilizando o quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Vila Nova, como mais uma opção de local para vacinação. Na unidade local da corporação militar, as doses serão oferecidas das 8h às 14h. Em todo o Estado, 18 quartéis dos bombeiros estarão engajadas na luta contra o Sarampo.

Devem ser imunizados crianças a partir de seis meses, jovens e adultos até 59 anos. Cabe destacar que, para se vacinar, é preciso que o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação sejam apresentados. Para quem não possui o cartão do SUS e deseja emitir o documento, é necessário um documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Onde se vacinar

A vacinação será oferecida neste sábado, até às 16 horas, nas seguintes unidades: Policlínica Sylvio Henrique Braune (Suspiro); postos de saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria); UBS José Copertino Nogueira (São Geraldo); e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar; São Pedro da Serra; Mury; Amparo; Campo do Coelho; Centenário; Riograndina; Conquista; Terra Nova; Varginha.

 

Foto da galeria

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Para se vacinar é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação

Nas ESFs estão sendo oferecidas doses de 18 imunizantes para crianças, adolescentes, jovens e adultos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra