A Prefeitura de Nova Friburgo dá continuidade neste sábado, 25, à campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal no município. A ação, a exemplo dos anos anteriores, está sendo realizada de forma itinerante nos bairros e distritos. A primeira etapa aconteceu no último dia 4. Além deste sábado, haverá ainda mais uma etapa da campanha no próximo dia 8 de novembro.
A aplicação das doses é gratuita e acontece sempre das 9h às 16h em escolas municipais, unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs), creches e associações de moradores. No ano passado, segundo a prefeitura, 25.373 animais foram vacinados contra a raiva em Friburgo, sendo 17.824 cães e 7.549 gatos.
Locais de vacinação neste sábado - Chácara do Paraíso, Córrego Dantas, Conselheiro Paulino, Duas Pedras, Floresta, Jardim Califórnia, Jardinlândia, Parque das Flores, Parque Maria Tereza, Prado, Riograndina, Santa Bernadete, Santo André, São Geraldo, São Jorge, Solares, Subprefeitura de São Geraldo e condomínio Terra Nova.
A importância da imunização
As autoridades de saúde de Nova Friburgo lembram que a vacina antirrábica é gratuita, segura e essencial para proteger a saúde dos animais e das pessoas. A raiva é uma doença grave e fatal, que não tem tratamento, mas pode ser evitada com uma simples dose da vacina anualmente. Vacinar é um ato de amor e responsabilidade.
A raiva é transmitida pelo contato com a saliva de animais infectados, geralmente por mordidas ou lambidas em feridas abertas. Se uma pessoa for mordida por um animal infectado, a recomendação é fazer a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão ou outro detergente. Em seguida, procurar imediatamente uma unidade de saúde

Deixe o seu comentário