Detran realiza mutirão para serviços de registro de veículos neste sábado

Órgão também prorrogou prazo para motoristas tirarem licenciamento
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O Detran de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Detran de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Detran de Nova Friburgo vai realizar mais um mutirão de serviços neste sábado, 19. O órgão vai realizar em todo estado o 13º mutirão para atender a população e será realizado em 31 postos. Neste sábado, o atendimento será exclusivamente para os serviços de: transferência de propriedade, transferência de jurisdição (mudança de Estado) e alteração de característica. Este último inclui o registro da troca da instalação de GNV para pegar o desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Ao todo, em todo o Estado do Rio de Janeiro, serão disponibilizadas 4.696 vagas. O Detran vai realizar o atendimento das 8h às 17h. No entanto, só serão atendidos quem se cadastrar previamente no site do departamento (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21) 3460-4040/4041/4042 a partir das 11h30 de hoje.

 Para evitar aglomerações, o departamento reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação, para que não ocorram filas, o que não é desejável neste período de pandemia. O órgão também pede para que as pessoas não levem acompanhantes. “A população pode ficar tranquila porque estamos tomando todas as providências e criando horários alternativos para ampliar as vagas de modo que todos façam os serviços devidamente e sem correria aos postos. Tudo com planejamento e cautela para garantir a segurança de funcionários e usuários. Isso é imprescindível dentro do quadro de contágio que estamos vivendo”, explicou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Prazo para licenciamento prorrogado

O Detran informou na última quinta-feira, 16, que o prazo para os proprietários de veículos regularizarem o licenciamento anual foi prorrogado até abril de 2021. Inicialmente, o licenciamento seria encerrado no próximo dia 31. Após constantes reclamações de motoristas que não conseguiram agendar o serviço, o órgão decidiu prorrogar o prazo, de acordo com os finais de placas. Segundo o Detran, o objetivo é fornecer tempo suficiente para que todos os proprietários regularizem seus veículos sem problemas, nem aglomerações.

O licenciamento é um procedimento obrigatório, que serve para atestar que o automóvel está com as normas de segurança em dia e que deve ser realizado todo ano. Só assim o veículo fica autorizado a circular pelas ruas. Até esta sexta-feira, 18, quase 2,6 milhões de pessoas já fizeram o licenciamento. Outras 193.158 já quitaram as taxas obrigatórias, mas ainda não fizeram o licenciamento referente a 2020.

Novas datas para licenciamento

Final de placa 0, 1 e 2 - até 27 de fevereiro

Final de placa 3, 4, 5, e 6 - até 31 de março

Final de placa 7, 8 e 9 - até 30 de abril

Carteira Digital

O aplicativo Carteira Digital pode ser baixado em celulares, tablets ou laptops, de forma gratuita, pelas lojas IOS e Google Play. O documento também pode ser acessado pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito