Detran realiza mutirão para serviços de registro de veículos neste sábado

Órgão também prorrogou prazo para motoristas tirarem licenciamento
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O Detran de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Detran de Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Detran de Nova Friburgo vai realizar mais um mutirão de serviços neste sábado, 19. O órgão vai realizar em todo estado o 13º mutirão para atender a população e será realizado em 31 postos. Neste sábado, o atendimento será exclusivamente para os serviços de: transferência de propriedade, transferência de jurisdição (mudança de Estado) e alteração de característica. Este último inclui o registro da troca da instalação de GNV para pegar o desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Ao todo, em todo o Estado do Rio de Janeiro, serão disponibilizadas 4.696 vagas. O Detran vai realizar o atendimento das 8h às 17h. No entanto, só serão atendidos quem se cadastrar previamente no site do departamento (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21) 3460-4040/4041/4042 a partir das 11h30 de hoje.

 Para evitar aglomerações, o departamento reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação, para que não ocorram filas, o que não é desejável neste período de pandemia. O órgão também pede para que as pessoas não levem acompanhantes. “A população pode ficar tranquila porque estamos tomando todas as providências e criando horários alternativos para ampliar as vagas de modo que todos façam os serviços devidamente e sem correria aos postos. Tudo com planejamento e cautela para garantir a segurança de funcionários e usuários. Isso é imprescindível dentro do quadro de contágio que estamos vivendo”, explicou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Prazo para licenciamento prorrogado

O Detran informou na última quinta-feira, 16, que o prazo para os proprietários de veículos regularizarem o licenciamento anual foi prorrogado até abril de 2021. Inicialmente, o licenciamento seria encerrado no próximo dia 31. Após constantes reclamações de motoristas que não conseguiram agendar o serviço, o órgão decidiu prorrogar o prazo, de acordo com os finais de placas. Segundo o Detran, o objetivo é fornecer tempo suficiente para que todos os proprietários regularizem seus veículos sem problemas, nem aglomerações.

O licenciamento é um procedimento obrigatório, que serve para atestar que o automóvel está com as normas de segurança em dia e que deve ser realizado todo ano. Só assim o veículo fica autorizado a circular pelas ruas. Até esta sexta-feira, 18, quase 2,6 milhões de pessoas já fizeram o licenciamento. Outras 193.158 já quitaram as taxas obrigatórias, mas ainda não fizeram o licenciamento referente a 2020.

Novas datas para licenciamento

Final de placa 0, 1 e 2 - até 27 de fevereiro

Final de placa 3, 4, 5, e 6 - até 31 de março

Final de placa 7, 8 e 9 - até 30 de abril

Carteira Digital

O aplicativo Carteira Digital pode ser baixado em celulares, tablets ou laptops, de forma gratuita, pelas lojas IOS e Google Play. O documento também pode ser acessado pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

LEIA MAIS

Empresa diz que itinerários normais serão retomados assim que circulação segura dos ônibus for possível

Apesar da gravidade do acidente, não houve feridos. Cruzamento é movimentado e precário de sinalização

Circulação de veículos com escapamento aberto aumentou, principalmente com a proliferação dos serviços de entregas em domicílio

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito