O Detran-RJ também aderiu a Semana Nacional de Trânsito e vem promovendo uma série de ações educativas, palestras e atividades nas escolas do Estado do Rio, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de acidentes nas ruas e estradas, muitos com vítimas fatais. Pontos turísticos e estratégicos da capital, como as igrejas da Penha e da Candelária, os Arcos da Lapa e o Monumento Estácio de Sá estão iluminados de verde e azul, cores do Detran, numa parceria com a Rioluz.
O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida!”. Todas as ações estão sendo planejadas para mobilizar a sociedade na busca por um trânsito mais seguro. Dados levantados pelo Detran apontam que, somente em 2022, foram registrados 17.199 acidentes no Estado do Rio, com 21.612 vítimas. No primeiro semestre de 2023, o número de acidentes (9.476) cresceu 16% em relação ao mesmo período do ano passado (8.145). O número de mortos nesses acidentes aumentou 7%, de 878 para 939.
Para o presidente do Detran-RJ, Marcus Amim, a campanha realizada durante a Semana Nacional do Trânsito vai ajudar a educar os motoristas ao mostrar que a direção responsável e o cumprimento das leis de trânsito podem preservar vidas. “Nossas equipes estão nas ruas com abordagens educativas explicando as leis de trânsito e as atitudes no volante que podem preservar vidas e reduzir os índices de acidentes em estradas e ruas do Estado”, disse Amim.
Em meio a Semana Nacional do Trânsito será celebrado também o Dia mundial sem carro (sexta-feira, 22). O objetivo da Semana é promover uma reflexão sobre a forma como os cidadãos se deslocam nas cidades e os grandes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Ações
Nesta quarta-feira, 20, a blitz educativa de trânsito, do Detram, será na Ponte Rio-Niterói, das 9h às 12h, com uso de óculos simulador dos efeitos do uso de álcool, drogas e sono ao dirigir, além de distribuição de material educativo aos motoristas e aula sobre a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro. Na quinta-feira, dia 21, a blitz educativa será na Via Dutra (rodovia Rio-São Paulo). Na sexta-feira, Dia Mundial sem carro, haverá passeio ciclístico com largada às 8h na Quinta da Boa Vista e chegada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.
Deixe o seu comentário