Cuidados com a Covid-19 reduzem as doenças do frio

Doenças típicas do inverno, que chega nesta segunda, diminuem graças a máscaras, distanciamento e maior higienização
segunda-feira, 21 de junho de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Frio no Pico do Caledônia (Foto: Alan Andrade)
Frio no Pico do Caledônia (Foto: Alan Andrade)

O uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos trouxeram outros benefícios à saúde, além de evitar a disseminação da Covid-19, houve a queda do número de atendimentos por viroses respiratórias, típicas da estação. De acordo com um estudo feito pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), realizado em 15 hospitais de Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Distrito Federal, as internações de crianças em UTIs devido a infecções respiratórias comuns — principal causa de emergência pediátrica — tiveram uma queda de 80% em 2020 em comparação com os três anos anteriores.

Segundo a pneumopediatra, Renata Salgado, o mesmo cenário também foi observado em Nova Friburgo. “Ano passado tivemos uma queda importante das viroses respiratórias comuns desta época do ano. Acreditamos que o uso de máscaras e o isolamento social foram pontos importantes para que isso acontecesse”, disse a médica.        E esse fato tem uma explicação: os vírus respiratórios, em sua maioria, são transmitidos principalmente por meio de gotículas emitidas quando a pessoa fala, tosse e espirra. Mesmo com a reabertura das escolas em sistema híbrido (presencial e online), especialistas acreditam que o número de casos de viroses respiratórias não tende a subir.  Os hábitos que a pandemia da Covid-19 trouxeram para a vida de todos, se mantidos, podem ter um impacto positivo na contenção de outros vírus. “Lavar sempre as mãos e objetos, usar máscaras e não enviar as crianças para a escola com sintomas gripais devem ser um legado da pandemia”, explica a pneumopediatra.

Além do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, há outros cuidados que podem ser tomados para evitar as doenças respiratórias no inverno, como manter os ambientes arejados, manter uma boa alimentação, evitar aglomerações e manter o calendário vacinal em dia. “Vale ressaltar a importância da vacinação contra a Influenza.  A vacina é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é feita anualmente. A Influenza (gripe) pode ser mais grave que a Covid-19 em certas faixas etárias”, ressalta Renata Salgado.

Alergias atacam mais com o frio

Além das gripes, refriados, pneumonias e sinusites, nesta época do ano, há maior incidência de crises de asma e rinite alérgica. O clima típico de Nova Friburgo no inverno, com ar frio e seco e a baixa umidade são fatores irritantes das vias aéreas. “Também é nessa época que "desempacotamos" os casacos e cobertores guardados o ano todo e cheios de ácaros. Essas situações pioram as alergias respiratórias”, explica Renata Salgado.      

A pneumopediatra alerta que  “para não entrar em crise, o principal é manter o tratamento adequado e o acompanhamento regular com o seu médico. Uma alimentação balanceada e a prática de atividade física também contribui para amenizar as crises dessa época”.

Inverno e aumento dos casos da Covid-19

Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertam que, com a chegada do inverno, há possibilidade de agravamento da pandemia da Covid-19 no país nas próximas semanas. Não devido ao clima em si, já que houve pico da doença em pleno verão. O aumento dos casos pode acontecer devido ao comportamento adotado em períodos de baixa temperatura. “O frio por si só não aumenta a disseminação da Covid-19, mas manter os ambientes fechados e as aglomerações podem sim aumentar a disseminação do SarsCov-2 e dos outros vírus sazonais comuns dessa época,” esclarece Renata Salgado.

Os sintomas das viroses respiratórias e a Covid-19

Os sintomas das viroses gripais e da Covid-19 podem causar confusão. Como são semelhantes em alguns aspectos, o importante é que logo no início, se busque orientação médica. “Em meio à pandemia que estamos vivendo, é prudente que ao sinal de qualquer sintoma respiratório, pensemos em Covid-19. Por isso, caso apresente tosse, secreção nasal, febre, dor no corpo, dor de garganta ou qualquer outro sintoma gripal, procure atendimento médico para uma avaliação, se afaste das atividades profissionais e escolares e só retorne após liberação médica”, alerta Renata Salgado.

Resfriado x gripe

Enquanto os sintomas do resfriado são espirros e nariz entupido, a gripe também ocasiona febre e dores de cabeça e no corpo. Em geral, o resfriado desaparece em cinco dias e a gripe em uma semana.   

Sinusite e otite

Normalmente, aparecem depois de um resfriado ou gripe. Os sintomas são dor de cabeça, secreção nasal que, ao deitar, escorre para a garganta e causa tosse - principalmente à noite. Na mesma circunstância, pode aparecer a otite, resultando em forte dor de ouvido. 

Amidalite

Além da dor de garganta, a pessoa tem dificuldades para engolir. A infecção bacteriana é mais comum e grave. Febre e presença de placas de pus são sintomas adicionais.

Covid-19

Pode ser assintomática. Mas os primeiros sintomas são tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de perda de olfato e paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, dores no corpo, fadiga e/ou dor de cabeça. (Fonte: Ministério da Saúde)

 

 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima | saúde