Córrego D’Antas pode voltar a ter uma subunidade de saúde

Depois de denúncia de A VOZ DA SERRA, secretária de saúde se reúne com moradores do bairro e prevê retorno do atendimento médico
sexta-feira, 08 de abril de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Moradora chega e encontra o posto fechado (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Moradora chega e encontra o posto fechado (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Os moradores do bairro Córrego D’antas poderão ter de volta o atendimento médico suspenso desde o dia 15 de março. Na última terça-feira, 6, a secretária de saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano, se reuniu com moradores do bairro, na sede da Associação de Moradores, mesmo local onde funcionava uma subunidade de saúde. O coordenador da Vigilância Sanitária, Humberto Delegave, também esteve na reunião. Segundo o  presidente da Associação de Moradores de Córrego D’antas, Sandro Schottz, na ocasião, foram apontadas algumas adaptações e adequações para que a subunidade volte a funcionar no local. 

“Não são adaptações complexas. O coordenador da Vigilância Sanitária vai emitir um relatório ainda nesta sexta-feira, 8, mas nós já estamos providenciando essas adequações”, adiantou. De acordo com nota enviada pela prefeitura, “o espaço, que contava com serviço de triagem básica de saúde e eventualmente um médico clínico geral atendia pacientes, teve que ser suspenso por não obedecer algumas normas de higiene e segurança previstas por protocolo.”

Segundo Sandro Schottz, a secretária de saúde, Nicole Cipriano, se comprometeu a implantar a subunidade novamente, depois de todas as adaptações das instalações. “A secretária nos informou que vai designar uma equipe com médico, um técnico de enfermagem, uma enfermeira e uma atendente para auarem na subunidade de saúde.

A nota enviada pela prefeitura informou também que “ficou decidido que o espaço na associação de moradores será estruturado para que, em breve, a comunidade tenha um serviço de saúde de qualidade no local.”

Subunidade foi fechada mês passado

Os moradores de Córrego D’antas tomaram conhecimento que o serviço de saúde foi paralisado no bairro , através de um bilhete colado no portão da associação de moradores do bairro. A forma como aconteceu a comunicação causou surpresa e, desde então, os moradores vêm lutando para ter de volta a subunidade de saúde no local.

O atendimento de saúde era feito no bairro desde 2016, quando após uma reunião da rede de Gestão de Riscos da Bacia do Córrego Dantas, com várias instituições comunitárias e representantes do poder público, chegou-se à conclusão de que o Córrego D’Antas tinha um vazio de assistência de saúde. “Foi então que ficou decidido que se fizesse ali uma extensão do atendimento do posto de saúde José Copertino Nogueira, do bairro São Geraldo, a cerca de quatro quilômetros de distãncia. 

A subunidade de saúde foi documentada e começou a funcionar, na época em uma parceria entre a prefeitura e a Associação de Moradores de Córrego D’antas. “Atendemos desde então a todas as solicitações com relação ao espaço físico e sempre mantivemos essas exigências”, disse Sandro Schottz.

De acordo com ele, tanto o médico quanto a enfermeira que atendiam na subunidade tinham uma boa interação com os pacientes, todos moradores do bairro. “São duas mil pessoas que estão tendo que se deslocar até o posto de São Geraldo em dois ônibus para ter atendimento médico”, completou Schottz.

Na época do fechamento da subunidade, a prefeitura informou, através de nota que nunca houve um posto de saúde credenciado no bairro Córrego D’antas. No local, havia uma profissional de enfermagem que fazia triagem básica em alguns moradores e eventualmente o médico ia avaliar os pacientes que necessitavam. De acordo com a prefeitura, o ambiente não possuía documento de registro como Unidade Básica de Saúde nem como Estratégia de Saúde da Família (ESF), não seguindo as normativas básicas necessárias para o funcionamento como um posto com assistência em saúde para a população.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde