Cine Educação tem mostra online gratuita até quinta

Seleção especial de curtas e lives pode ser conferida até amanhã no YouTube
quarta-feira, 09 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Cine Educação tem mostra online gratuita até quinta

Na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta quinta-feira,  10, o projeto Cine Educação preparou uma mini mostra especial de curtas metragens sobre direitos humanos que estão sendo exibidos gratuitamente no YouTube (https://www.youtube.com/cineeducacao) até esta quinta. Entre os destaques da “Mini mostra Cine Educação Direitos Humanos” estão dois documentários: “Cores Pretas”, de Stella Tó Freitas, que aborda a trajetória do empoderamento da mulher negra; e “Intolerâncias da Fé”, de Alexandre Borges, Fernando de Sousa e Taís Capelini, que retrata os conflitos religiosos, em especial com as religiões de matrizes africanas, ocorridos no espaço público. Já o curta “Lendas”, do Canal Poli Humor, mostra de forma bem humorada as tentativas de controle do ensino por posições conservadoras, como o “Escola Sem Partido”.

As produções estão divididas em três eixos temáticos: Educação em Direitos Humanos (exibida ontem, 8); Direitos Humanos de A a Z (hoje, 9); e Lutas e Direitos Humanos (amanhã, 10). Os filmes da mini mostra Cine Educação Direitos Humanos estarão disponíveis para exibição ao longo do dia e, à noite, sempre às 19h, um bate-papo sobre o tema em destaque traz convidados especiais. 

A mostra conta com apoio da Fundação Heinrich Böll e do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH), e tem como parceiros o Instituto Bola Pra Frente, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Espaço Cultural Viaduto de Realengo. Os debates serão retransmitidos pelo Portal Favelas. A coordenação é do Sinpro-Rio e da B7 Curadoria e Eventos.

Dia dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado em 10 de dezembro. Nesta data, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Considerada o documento mais traduzido da história moderna, a Declaração Universal dos Direitos Humanos está disponível em mais de 360 línguas. Mas nem por isso é amplamente conhecida pela população mundial, o que torna o desafio de disseminá-la e, principalmente, respeitá-la plenamente ainda mais importante e fundamental.

E o ano de 2020, quando a declaração completa 72 anos, trouxe outro desafio gigantesco para as agendas de direitos humanos no Brasil e no mundo: a pandemia de Covid-19 ampliou as desigualdades, afetando ainda mais alguns grupos sociais.

Mulheres e homens, negras e negros, a comunidade LGBTQIA+, povos indígenas, portadores de deficiência, crianças, jovens, adultos e idosos enfrentam o avanço da retirada e violação de direitos humanos por políticas conservadoras cada vez mais radicais, em uma agenda contrária à ciência, ao meio ambiente, à diversidade e à igualdade. O cine educação acredita que o cinema – aliado às plataformas digitais – é importante ferramenta na reafirmação de uma noção de direitos e inclusão social.

Sobre o Cine Educação

O Cine Educação chegou à sua terceira edição em 2020, com o desafio de superar o distanciamento em tempos de pandemia e conectar o público em torno da educação como forma de conscientização. Realizado desde 2018 pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), sempre em outubro, o Festival de Cinema e Educação exibe filmes de curta, média e longa metragens, sempre com temas relacionados à educação.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Cinema | Educação