Cidades vizinhas saem na frente e já vacinam idosos até em casa

Na contramão de Bom Jardim, Duas Barras e Cordeiro, Friburgo, mesmo com população maior, não tem nem cronograma
sábado, 06 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Cidades vizinhas saem na frente e já vacinam idosos até em casa

Enquanto a Prefeitura de Nova Friburgo ainda não divulgou a data de início da vacinação de idosos contra a Covid-19 no município – na noite desta sexta-feira, 5, foi divulgada uma alteração no cronograma de imunização, no entanto, ainda sem previsão para este público –, cidades vizinhas da região saíram na frente e já estão aplicando as primeiras doses da vacina desse público, como são os casos de Bom Jardim, Duas Barras e Cordeiro, por exemplo.

Cabe ressaltar que na comparação entre as quatro cidades, Nova Friburgo conta com uma população bem maior que as demais, o que pode impactar na logística e na celeridade do processo, já que o número de doses e de pessoas a serem vacinadas também é maior. 

Apesar de ter uma população bem maior, a própria capital está vacinando pessoas da terceira idade de outros municípios. Idosos de Nova Friburgo, por exemplo, estão sendo levados por familiares  até o Rio, para serem imunizados contra a Covid-19. Foi o caso de Miguel Ruiz e Maurício Ribeiro, ambos com mais de 90 anos (foto acima).

Em Nova Friburgo, está sendo divulgado desde a última segunda-feira, 1º, um boletim diário com a atualização do número de vacinados no município. O último emitido, na noite desta sexta-feira, 5, apontava 3.186 pessoas imunizadas - 80 apenas nesta sexta. Desse total, 2.717 são profissionais da área de saúde e outros 389 asilados (segundo o governo municipal, esse público já foi 100% imunizado).

Ainda de acordo com informações disponibilizadas no Portal da Transparência (que pode ser acessado através do site da prefeitura – www.pmnf.rj.gov.br), Nova Friburgo recebeu até agora 4.640 doses da vacina Coronavac/Butantan e outras 2.120 fornecidas pela Astrazenica/Oxford, totalizando 6.670 doses recebidas até agora. Dessas, 3.654 constam como “restantes” e servirão para os próximos grupos prioritários. Até esta sexta-feira, 5, Nova Friburgo contabilizava um total de 9.588 casos positivos de Covid-19 e 279 óbitos em decorrência da doença. 

Novo cronograma em Friburgo

A nova etapa da vacinação será entre a próxima segunda, 8, e terça-feira, 9, das 14h às 20h, na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e atenderá, exclusivamente, aos trabalhadores da saúde e atendentes de consultórios e clínicas com idade a partir dos 50 anos.

Ainda de acordo com a prefeitura, o avanço no calendário da imunização deste novo público-alvo deve-se ao envio das doses da vacina Coronavac que o Estado cedeu à cidade no último dia 3 de fevereiro. Os profissionais que serão imunizados nesta fase são: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de laboratórios e terapeutas ocupacionais.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde, setor responsável pela imunização no município, informa ser obrigatória a apresentação da seguinte documentação: documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório junto a um outro documento com foto; carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF. Para os educadores físicos é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. Já para recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, e motoristas de ambulâncias, será necessário apresentar: a carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque e documento com foto, carteira nacional de saúde (Cartão do SUS) e CPF. Quem não possuir o cartão do SUS poderá emiti-lo por meio do aplicativo Conect SUS ou fazer no local.

Por fim, o governo municipal ressalta que “a execução dos períodos de vacinação depende do abastecimento de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde. À medida que o município receber mais remessas de doses das vacinas, será divulgado os próximos públicos para a vacinação, mas tudo dependerá das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado”.

Imunização em Bom Jardim

A exemplo de Nova Friburgo, o município vizinho de Bom Jardim também iniciou a imunização de sua população no dia 20 de janeiro. A idosa Porcina Alves da Silva, de 101 anos (foto), foi a primeira a receber a vacina. Ela é residente do Lar para Idosos Frederico Meyer, no qual todos os outros idosos residentes também foram imunizados no mesmo dia. Outra vacinada foi Maria Eugênia Celles Silva, a Dona Celinha, de 97 anos, que recebeu a dose em casa.

Já na última terça-feira, 2, foi iniciada a vacinação (em domicílio) para idosos acima dos 90 anos de idade, com base no cadastro dos agentes comunitários de saúde. No dia seguinte, o município anunciou que havia recebido mais 265 doses da vacina para a segunda etapa para os que já tomaram a primeira dose e mais 60 a serem aplicadas.

Assim como Nova Friburgo, a Prefeitura de Bom Jardim informou em sua página oficial no Facebook que não há ainda uma programação fixa para o recebimento de mais doses da vacina, não sendo possível, portanto, estabelecer um calendário fixo para tal. Bom Jardim tem atualmente 875 casos confirmados de coronavírs e 15 óbitos.

Duas Barras

No município de Duas Barras, a técnica de enfermagem Maria Aparecida dos Santos Araújo, de 57 anos, foi a primeira vacinada contra a Covid-19, no dia 19 de janeiro, na Policlínica Municipal. O médico e prefeito de Duas Barras, dr. Fabricio Luiz Lima Ayres, foi quem aplicou a vacina na profissional de saúde, que trabalha há mais de 30 anos na área e está na linha de frente do combate à pandemia no hospital municipal. Dias depois  Fabrício testou positivo para o novo coronavírus e ficou internado em um hospital particular de Nova Friburgo até o último dia 1º, quando teve alta médica após nove dias de internação.

Em 26 de janeiro o município iniciou a vacinação dos acamados com mais de 60 anos de idade. Até então, Duas Barras já havia recebido 130 doses da vacina Coronavac/Butantan e 130 da Oxford/AstraZeneca. Quatro dias depois foi a vez de ser iniciada a imunização de idosos acima de 75 anos.

Até o fim da tarde de quinta-feira, 4, Duas Barras já havia imunizado 293 pessoas, sendo 143 profissionais de saúde, 45 acamados com mais de 60 anos de idade e outros 105 idosos com mais de 75 anos. O município ainda conta com 130 doses em estoque do laboratório Butantan para serem administradas como segunda dose. Duas Barras tem atualmente 125 casos confirmados de coronavírs e cinco óbitos.

Cordeiro

Assim como os demais municípios fluminenses, Cordeiro também iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro. O cronograma de imunização já está em seu quinto estágio, iniciado na quinta-feira, com a vacinação de idosos com mais de 95 anos de idade. O sexto grupo prioritário é formado por idosos de 90 a 94 anos, no entanto, as datas de imunização ainda não foram divulgadas.

Até esta quinta-feira, 4, 609 pessoas já haviam sido vacinadas no município. Não foi informada, no entanto, quantas doses foram aplicadas em profissionais da saúde e idosos. Ainda de acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Cordeiro, “o público-alvo para a vacinação é definido pelo Ministério da Saúde de acordo com o Programa Nacional de Imunizações e, neste primeiro momento, de acordo com o quantitativo que recebemos, a vacina é destinada aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19 e mais expostos aos riscos de contrair a doença, além de idosos residentes em instituições de longa permanência”. 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra