As famílias de Nova Friburgo que desejam castrar seus cães e gatos e proporcionar uma vida melhor a eles terão uma ótima oportunidade. Isso porque, a partir desta segunda-feira, 26, médicos veterinários do programa Castra Mais RJ estarão realizando as cirurgias em um ônibus totalmente equipado que estará baseado no estacionamento do supermercado Big Blue, na Rua José Ernesto Knust, 75, no distrito de Conselheiro Paulino. Para a realização do procedimento é necessário preencher o formulário no site (www.castramaisrj.com.br).
Iniciativa
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (DPDA/SBIO/MMA), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As castrações devem acontecer em todo o território nacional, por meio de aporte de emendas parlamentares e dotação orçamentária própria.
Procedimentos antes e após a cirurgia
Os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas e após o procedimento os animais receberão os medicamentos necessários para a recuperação. Depois da castração do pet, o tutor deve fazer o seguinte:
-
Roupinha ou cone: mantê-lo com roupinha cirúrgica ou colar de proteção pelo tempo recomendado. Ele não deve lamber nem coçar os pontos.
-
Remédios: dar a medicação corretamente, que será entregue após a castração, conforme o médico veterinário orientar.
-
Repouso e amor: oferecer um local aquecido e confortável, além de muito carinho para que o pet possa se recuperar rapidamente.
Benefícios da castração
-
Redução dos passeios externos e problemas associados a esta prática, como o desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus tratos;
-
Redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a Raiva e a Leishmaniose;
-
Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas;
-
Redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra (infecção no útero);
-
Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);
-
Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;
-
Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;
-
Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.
Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social, que pode ser reduzido através da castração. Pesquisas demonstram que apenas um casal de pets durante sua vida reprodutiva pode ser responsável por números expressivos de descendentes.
Deixe o seu comentário