Casos de Covid-19 aumentam em Nova Friburgo

Autoridades de saúde orientam quem estiver com sintomas gripais a usar máscara e evitar a disseminação do vírus
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

De acordo com uma postagem feita nas redes sociais da Prefeitura de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou ter detectado aumento nos casos de covid nesta segunda quinzena de setembro. Segundo a pasta, esse é um cenário que vem se repetindo com a chegada da primavera e durante o verão. Nos últimos anos, foi notado que durante a época do final de ano, os registros de pessoas com o vírus aumentam. Segundo o Painel Coronavírus do Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre 1º de agosto e o último dia 25, foram confirmados 38 casos da doença e quatro internações em Nova Friburgo. 

É importante ressaltar que o registro no painel do estado muitas vezes não acompanha a realidade, por lentidão na atualização dos dados passados pelos municípios. A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura com a finalidade de saber os números exatos de casos confirmados e internações, mas não obtivemos retorno. 

Imunização é essencial 

Para evitar uma nova epidemia de covid, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a conscientização e colaboração de toda população. A vacinação com a dose bivalente precisa estar em dia, pois esse é o imunizante mais atualizado no combate a todas as variantes. A imunização está disponível para todos acima dos 18 anos, nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Waldir Cost,a no distrito de Conselheiro Paulino; Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, das 8h às 16h30. Já as crianças, podem receber a primeira, segunda e terceira dose às quartas-feiras, nos mesmos locais e no mesmo horário.

Dentre as orientações também é importante evitar visitar familiares e amigos enfermos ou acamados, em caso de suspeita de estar com covid. Além disso, quem estiver com sintomas gripais, deve usar máscara e evitar a disseminação do vírus.  

Testagem 

A testagem de detecção da covid é feita no laboratório do posto Sílvio Henrique Braune, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, os testes são realizados das 8h às 15h. Já as terças-feiras, das 10h às 15h. O Hospital Municipal Raul Sertã só realiza o teste em casos graves, por isso, a orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas só procurem a unidade de emergência se estiver com sintomas fortes, evitando a circulação no ambiente hospitalar.

Vereador critica isolamento no Raul Sertã

O vereador Maicon Queiroz, através de suas redes sociais, denunciou nesta semana que o Hospital Raul Sertã montou novamente uma ala de isolamento para atender pacientes com covid. Entretanto, o parlamentar relata que a ala de isolamento fica “muito perto de outras enfermarias” e os funcionários desta ala também estariam sendo obrigados a atender pacientes de outras enfermarias, o que, consequentemente, “aumenta o risco de contaminação”.

Casos crescem também no Rio e em São Paulo 

O Boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira, 28, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que os estados de Rio de Janeiro e de São Paulo continuam tendo aumento de casos de covid. Segundo o coordenador do boletim, Marcelo Gomes, a circulação do vírus Sars-Cov-2 nesses locais continua levando a internações. 

“No Rio de Janeiro continua tendo um ritmo de crescimento na curva de novos casos semanais de covid. Em São Paulo, é um ritmo lento de crescimento, restrito, assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada. Mas é um sinal de que está presente. Ou seja, o vírus está circulando com maior intensidade, levando a aumento das internações, principalmente nos grupos mais vulneráveis”, explica Gomes. 

Segundo ele, esse cenário é restrito principalmente aos dois estados. O pesquisador afirma que é importante manter o reforço em relação à convocação da população para que esteja em dia com a vacina contra a doença.

O boletim usa como base os dados da semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro). Nas últimas quatro semanas, 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país foram provocados pela covid. Entre os óbitos, a doença responde por 77,5%. (Com informações da Agência Brasil) 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: