Carreta abandonada há anos continua provocando transtornos

Licitação para contratar empresa para remoção de veículo foi feita na última semana
sexta-feira, 06 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A carreta estacionada há anos no mesmo lugar (Fotos de leitores)
A carreta estacionada há anos no mesmo lugar (Fotos de leitores)

Em julho do ano passado, um leitor de A VOZ DA SERRA enviou para a nossa redação a foto de uma carreta que, segundo ele, está estacionada há mais de dois anos na entrada da Rua Mário Bini, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino. De acordo com moradores e comerciantes locais, o veículo  atrapalha a circulação de caminhões e demais veículos na rua.

Na época, entramos em contato com a prefeitura, que nos enviou nota informando que, “de acordo com lei municipal, só se pode remover veículos abandonados depois de notificar o proprietário do mesmo, através de carta registrada enviada pelos Correios.” 

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) relatou que não tem acesso aos registros de veículos cadastrados pelo Departamento de Trânsito (Detran). A Smomu, na época, estava preparando um projeto de lei a ser enviado para apreciação da Câmara de Vereadores para atualização da legislação. Caso aprovada pelo Legislativo, a proposta permitiria ao município a notificação via publicação oficial, segundo a prefeitura.

Em novembro, a Smomu iniciou uma ação para notificar veículos abandonados em vias públicas. O trabalho começou pela carreta abandonada na Rua Mário Bini, como A VOZ DA SERRA denunciou várias vezes nos últimos meses, através de inúmeras reportagens. Segundo a prefeitura, ao ficar caracterizado o abandono, como no caso da carreta, o veículo poderia ser identificado e o proprietário notificado para retirar o veículo do logradouro público no prazo de 30 dias, sob pena de remoção.

A VOZ DA SERRA, em fevereiro deste ano, entrou em contato com a prefeitura para saber o motivo da carreta estar no mesmo local após alguns meses da notificação. A prefeitura informou, na ocasião, que “o procedimento para remoção da carreta já cumpriu todos os prazos estipulados pela nova lei, sancionada em 2021. No entanto, ainda não houve a remoção porque o atual contrato para o serviço, firmado durante a gestão passada, não previa a remoção de veículos de grande porte. A renovação desta licitação será feita nos próximos dias e, tão logo, esteja concluída, a carreta será, enfim, removida do local. A Smomu aproveita a oportunidade para reforçar a importância e o resultado da nova lei proposta pelo Executivo Municipal. Diversos outros casos de veículos abandonados em via pública foram resolvidos antes do prazo com os próprios proprietários, após a notificação feita pela Smomu.”

Entretanto, três meses depois, a carreta permanece no mesmo local. A redação do jornal entrou em contato novamente com a prefeitura nesta sexta-feira, 6, que informou que “a licitação para o serviço de recolhimento de veículos de grande porte foi realizada na última quarta-feira, 4.  A empresa vencedora está no prazo para entregar um documento remanescente para que a licitação seja homologada e, consequentemente, o contrato firmado.” 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito