Carnaval diferente: não pode botar bloco na rua, mas pode sambar em clubes e bares

Este ano desfiles em Nova Friburgo foram adiados para maio, devido à pandemia de coronavírus
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Carnaval diferente: não pode botar bloco na rua, mas pode sambar em clubes e bares

A Prefeitura de Nova Friburgo decretou ponto facultativo na segunda-feira de carnaval, 28, e manteve o feriado estadual na terça, 1º de março. Não haverá expediente nas repartições municipais nestes dias. No ano passado não teve folia por conta da pandemia, assim como agora, em 2022, devido o recente avanço de casos de Covid. O desfile das escolas de samba está programado para os dias 14 e 15 de maio, vésperas do feriado municipal pelo aniversário do município, em 16 de maio, que cairá numa segunda-feira.     

O ponto facultativo na segunda-feira de carnaval será válido para as repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais, como os hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro, UPA, Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e Guarda Civil Municipal. O funcionamento dos serviços e atendimento ao público será retomado normalmente na quarta-feira, 2 de março.

Mas pode até não ter carnaval, nem desfile das escolas nas avenidas, nos sambódromos, ou mesmo blocos nas ruas. A data do maior espetáculo da terra, segundo especialistas em entretenimento, mundo afora, faz parte do calendário oficial do país, e está tão enraizada na cultura brasileira que o povo tem certeza que o Ano Novo só começa depois do carnaval. 

Por tudo isso, vai ser difícil segurar uns e outros foliões em casa, mais uma vez. Clubes e casas de shows e festas, além de residências particulares, estão liberados para funcionar e receber determinado número de pessoas — de acordo com o espaço —, entre 300 e 500. Estranho e tão diferente do que acontece a cada ano em todos os cantos do pais, dos trios elétricos aos blocos de enredo, que arrastam multidões e param cidades como o Rio, Salvador (BA), Olinda (PE), entre tantos, nos festejos em mais de 5000 municípios do Brasil. Já é alguma coisa, com mais de 70% da população vacinada, ao contrário de 2021. Nem por isso se pode facilitar. A pandemia não acabou!

Não sendo um feriado nacional, cada estado e seus municípios têm autonomia para decidir se irão manter o ponto facultativo nos dias de carnaval ou não. Porém, como este é um momento de incertezas, o ideal é ficar de olho nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e em notícias da sua localidade.

Rio, único estado que decretou feriado

Em todas as cidades do estado do Rio de Janeiro o carnaval é feriado, porque em 2008 foi decretada a lei nº 5.243, que torna a terça-feira de carnaval um feriado estadual. Desde então, é feriado em todos os municípios do Estado. Em 2021, o carnaval e o famoso desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro foram cancelados, em sintonia com o resto do país. Para 2022, assim como em São Paulo, os blocos de rua também foram cancelados, e os desfiles das escolas de samba adiados para abril. Mesmo assim, por ser uma lei estadual, o feriado de carnaval está mantido no Rio. 

Carnaval e Páscoa

O nosso calendário possui duas datas comemorativas móveis: o Carnaval e a Páscoa, e uma está ligada à outra. Para definir quando será a Terça-feira de Carnaval primeiro precisa ser definido o Domingo de Páscoa, um feriado religioso em que se comemora a ressurreição de Jesus. Por isso, a Igreja Católica define a data seguindo uma lógica: depois de definida a Páscoa, contam-se sete domingos retroativos e chegamos ao Carnaval. 

A terça-feira é o marco do último dia antes da Quarta-feira de Cinzas, também ligada à Igreja Católica, pois marca o início de um período de 40 dias conhecido como Quaresma. Diz um ditado popular que o carnaval cai na terça propositalmente para ser uma despedida da carne e das festas pelos próximos 40 dias.

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval