Carnaval carioca não acontecerá mais este ano, anuncia Eduardo Paes

Prefeito do Rio diz que não há condições de realizar a festa, que exige grandes preparativos, nem em julho
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Paes entre os ritmistas da Portela:
Paes entre os ritmistas da Portela: "Certamente em 2022 poderemos" (Foto: O Globo)

Está tuitado. O prefeito Eduardo Paes descartou nesta quinta-feira, 21, via Twitter, a realização do carnaval 2021 no Rio de Janeiro em julho.

A maior festa popular do mundo estava previsto em pleno inverno este ano, devido à pandemia de coronavírus.

”Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar, a essa altura, que teremos condições de realizar o carnaval em julho. Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba, algo impossível de se fazer nesse momento. Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021”, postou o prefeito portelense em suas redes sociais.

Paes, por sua vez, em tom otimista, disse esperar que, em 2022, o carnaval carioca possa ser realizado: "Certamente em 2022 poderemos, todos devidamente vacinados, celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos.”

Oficialmente agendado para acontecer entre 12 e 17 de fevereiro, a folia havia sido adiada após um consenso entre os órgãos públicos, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e os blocos carnavalescos, para julho, ainda sem data confirmada.

Friburgo em compasso de espera

Em Nova Friburgo, o segundo maior carnaval do estado em número de agremiações e desfiles, tanto as escolas e os blocos quanto a Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo (Liesbenf) aguardavam a troca de governo para discutir o assunto.

Diante das incertezas geradas pela pandemia, ninguém planejou nada. Inicialmente, havia um consenso entre as quatro escolas de samba friburguenses de que não haveria desfile este ano, até porque todas estão com os barracões parados. Alunos do Samba e Imperatriz de Olaria considevam inviável a realização do carnaval em 2021, nem mesmo fora de época. Já a campeã Vilage no Samba e a Unidos da Saudade disseram que iriam se preparar para realizar os desfiles depois de fevereiro, caso venha a ser autorizado.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra