Cantagalo celebra 155 anos de nascimento do escritor Euclides da Cunha

Para marcar a data, grupo de amigos organizou evento virtual para lançamento de livro
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O cartaz do evento virtual
O cartaz do evento virtual

Nesta quarta-feira, 20, a terra natal do autor da obra-prima “Os Sertões”, vai comemorar os 155 anos de nascimento do cantagalense Euclides da Cunha. Para marcar a data, um grupo de amigos, unidos por laços que passam pelo interesse na obra euclidiana e ligação com Cantagalo, organizou evento virtual para o lançamento do livro “Escritos euclidianos – vol.2”, leituras e conversa sobre o consagrado autor.  

O projeto “Escritos euclidianos”, promovido também pelos movimentos de Cantagalo, conta com a parceria da Academia Volta-redondense de Letras (AVL), se propõe a reunir textos que versam sobre Euclides e sua obra, ou tenham o universo euclidiano como inspiração. 

O resultado é um livro eletrônico (e-book) distribuído gratuitamente. Neste evento será lançado o segundo volume da série, que conta com a participação do professor Leopoldo Bernucci, um dos maiores especialistas da obra de Euclides, atualmente, do escritor e poeta Marco Lucchesi, atual presidente da Academia  Brasileira de Letras (ABL),  o premiado escritor Milton Hatoum, entre outros grandes nomes do euclidianismo.

O livro poderá ser obtido gratuitamente a partir desta quarta-feira, 20. Para baixar o volume 1 da série acesse https://www.avl.org.br/livros/.

Na programação de “Euclides, 155” constam: uma mesa que discutirá o legado do texto amazônico de Euclides; leitura dramatizada do texto “Estouro da boiada”, trecho icônico de “Os Sertões”, com os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins; e leituras e partilhas de textos da obra do escritor.  

O evento será realizado na plataforma Google Meet. Para participar é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no link https://cutt.ly/euclides155 . O link da sala será enviado para e-mail cadastrado  na inscrição.  

Será fornecido certificado de participação. Basta solicitar no formulário de inscrição. Visite a página no Instagram @encontroseuclidianos

Programação

19h - Lançamento do livro com a mesa-redonda “O legado dos textos amazônicos de Euclides” | Anélia Pietrani, Fabiana Corrêa e José Huguenin (mediador)

19h50 - Leitura dramatizada do trecho “Estouro da boiada”, de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

20h -  “Euclides de cabeceira” - Leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários | Igor Ferreira, Léa Costa, Rachel Bueno, Rick da Cunha (mediação).

20h50 - Conversa livre.

 

LEIA MAIS

Site ganhará todo mês uma nova seleção de verbetes com a participação de usuários

Professora Aline Moraes faz sucesso no Instagram contando histórias para entreter e incentivar as pessoas a cumprirem o isolamento social

Roda de conversa será nesta quinta no auditório da 9ª Subseção

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Literatura