ABL lança dicionário online da Língua Portuguesa

Site ganhará todo mês uma nova seleção de verbetes com a participação de usuários
quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
ABL lança dicionário online da Língua Portuguesa

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou nesta semana os primeiros verbetes do Dicionário da Língua Portuguesa, disponível exclusivamente em versão online no site www.academia.org.br, para que o público conheça a obra e acompanhe a sua construção, de forma transparente e interativa. Inicialmente, serão apresentados os primeiros verbetes de A a Z. O acesso será amplo e gratuito, em constante atualização, acompanhando a evolução do idioma. 

Todo mês, o site ganhará uma nova seleção de verbetes, ampliando a abrangência lexical da obra. O objetivo é oferecer um dicionário sincrônico, funcional e democrático, feito com quem fala o idioma e para eles. Estima-se o registro de 200 mil entradas e subentradas. O projeto é do acadêmico Evanildo Bechara, presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL.

O dicionário online contará ainda com a participação dos usuários. Futuramente, o site da ABL abrirá espaço para que o público possa sugerir palavras e significados, a serem avaliados pela equipe de lexicógrafos. O intuito é que a obra acolha criteriosamente diferentes matizes linguísticas e atualizações nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo para cobrir as variantes semânticas, conforme o melhor emprego do idioma em cada região do país. Em breve o dicionário virtual também estará disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

LEIA MAIS

Para marcar a data, grupo de amigos organizou evento virtual para lançamento de livro

Professora Aline Moraes faz sucesso no Instagram contando histórias para entreter e incentivar as pessoas a cumprirem o isolamento social

Roda de conversa será nesta quinta no auditório da 9ª Subseção

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Literatura