Câmara decide arquivar Plano de Mobilidade Urbana

Comissão de Constituição e Justiça seguiu o parecer da Comissão de Mobilidade, que considerou o projeto desatualizado e com uma série de inconsistências
quinta-feira, 05 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo iria votar em regime de urgência na sessão da última terça-feira, 3, o projeto de lei de autoria da prefeitura que institui e disciplina o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Nova Friburgo, além de estabelecer as diretrizes para o acompanhamento e o monitoramento de sua implementação, avaliação e revisão periódica.

No entanto, os membros da Comissão de Constituição e Justiça da casa legislativa decidiram por unanimidade arquivar o projeto, seguindo o parecer do relator da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara, vereador Zezinho do Caminhão, que considerou o documento desatualizado e com uma série de inconsistências. Segundo ele, o projeto é de 2015 e foi elaborado ainda na gestão do então prefeito Rogério Cabral e protocolado no início de dezembro do ano passado já pelo governo Renato Bravo.

“Já se passaram mais de cinco anos, portanto, esse projeto está desatualizado. Sugeri que o projeto seja devolvido ao Executivo para ser atualizado e colocado em condições de votação. Ele (o projeto) foi enviado à Câmara em cima da hora porque a prefeitura já estava com tudo pronto para implantar o estacionamento rotativo nas ruas da cidade, mas não atentou a um artigo da nova Lei Orgânica Municipal, que condiciona a implantação do estacionamento rotativo à aprovação de um Plano de Mobilidade Urbana. E ao invés de atualizarem esse projeto que já existia desde 2015, enviaram exatamente o mesmo projeto, obviamente, totalmente defasado”, afirmou o vereador Zezinho do Caminhão, relator da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara.

“Diante da análise do projeto, pude perceber incongruências que não poderiam ser levadas à votação do jeito que estavam. Levarmos à votação um projeto dessa importância para o município com esses erros que prejudicariam demais a sua implementação, não seria bom para a cidade”, disse o vereador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Isaque Demani.

A VOZ DA SERRA apurou que o arquivamento do projeto foi uma estratégia adotada pelos vereadores para dar condições à Prefeitura de Nova Friburgo de apresentar um novo Plano de Mobilidade Urbana ainda este ano, o que não poderia ser feito caso o mesmo fosse rejeitado pela casa. Algo que, de acordo com o vereador Zezinho do Caminhão, traria inúmeros prejuízos ao município, como problemas para receber repasses federais, por exemplo. Ao todo, o parlamentar disse ter encontrado 17 inconsistências no projeto de 80 páginas encaminhado pela prefeitura.

“Veja só algumas das inconsistências que encontramos. No projeto enviado à Câmara consta que a cobrança do estacionamento rotativo denominado Zero está em vigor no município, o que não está mais. O projeto cita também que o município não conta com ciclovias. Só que hoje existe uma em fase final de construção do Paissandu a Duas Pedras. No projeto também é citado o aeroporto no condomínio industrial, em Conquista, proposta que já foi até descartada pelo Governo do Estado do Rio. O mesmo se aplica ao centro de convenções, que também já foi descartado pelo Estado e, mesmo assim, consta no Plano de Mobilidade Urbana. Um absurdo. Por isso consideramos o projeto inviável, sem condições de ser aprovado. Ele tem que ser readequado e atualizado. Agora cabe a prefeitura elaborar um novo projeto”, concluiu o vereador Zezinho do Caminhão.

O que diz a prefeitura

Procurada por A VOZ DA SERRA para comentar se concordava com os argumentos para o arquivamento do projeto e quando um novo Plano de Mobilidade Urbana seria apresentado à Câmara, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “no momento em que receber oficialmente o parecer do projeto, irá apreciar as sugestões e reenviá-lo à Câmara de Vereadores”.

Projeto é discutido há pelo menos um ano

Em entrevista concedida ao jornal A VOZ DA SERRA no dia 16 de março de 2019,  o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique, tratou o Plano de Mobilidade Urbana e a cobrança do estacionamento rotativo como um “compromisso do governo”: “Será colocado em licitação o plano de mobilidade de Nova Friburgo, com foco no pedestre, porque todos nós também somos pedestres, mas nem todos somos motoristas. É um compromisso do governo. É um plano que requer um estudo aprofundado e que leva oito meses para ficar pronto. Além disso também vamos colocar em prática a licitação para implantar o estacionamento rotativo tarifado no Centro, que é uma prática já implantada em muitas cidades com mais de 100 mil habitantes. Já houve no passado, mas de forma amadora e agora será implementado de forma profissional”, disse, na ocasião, o secretário.

No início de novembro passado, o jornal voltou a abordar o tema. Na ocasião, Marques Henrique afirmou que a prefeitura já havia apresentado o Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana. “Nós passamos para a Câmara de Vereadores um plano que foi elaborado na gestão passada, mas que precisa ser aprimorado. Todo esse trâmite pode ser feito paralelamente com o processo de licitação. Uma coisa não interfere na outra”, garantiu Marques.

Já o vereador Professor Pierre, relator da nova Lei Orgânica do município, afirmou à época que o Executivo Municipal ainda não havia enviado o Plano de Mobilidade Urbana ao Legislativo e que o projeto corria o risco de perder verba federal por conta disso. “Enquanto a prefeitura não enviar o projeto do Plano de Mobilidade para a Câmara, não há como avançar”, disse.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Trecho será interditada para a realização da Festa da Cerveja e da Semana da Reforma Protestante

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra