De acordo com o decreto 539 de 9 de abril, as medidas de isolamento e restrição de funcionamento de diversos setores foram prorrogadas pelo prefeito Renato Bravo até esta segunda-feira, 11. A expectativa é de que novas determinações sejam publicadas no Diário Oficial eletrônico neste fim de semana, estendendo ou flexibilizando as medidas de enfrentamento ao coronavírus. Por outro lado, pelo menos por enquanto, o prefeito descartou a adoção do chamado “lockdown” (bloqueio total) no município.
Até o final desta sexta-feira, 8, a prefeitura ainda não havia anunciado nada nesse sentido, no entanto, de acordo com as últimas medidas adotadas, como a criação de uma Força-Tarefa de Atuação Integrada e a realização de blitzes sanitárias para orientar e conscientizar a população sobre a necessidade do uso de máscaras e de manter o isolamento.
Nas últimas semanas o debate em torno das restrições ganharam força. De um lado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) sugerem que o prefeito flexibilize o funcionamento do comércio. As entidades alegam que isso seria “fundamental para manter a atividade para a preservação dos empregos”. As entidades propõem que a carga horária seja reduzida de acordo com cada setor. Segundo a proposta, estabelecimentos de materiais de construção, ferragens e equipamentos de proteção individual, por exemplo, poderiam funcionar das 8h às 17h; comércio de rua em geral das 10h às 18h; shoppings das 12h às 20h; e os estabelecimentos de serviços, seguindo o mesmo horário dos segmentos comerciais.
Por outro lado, a Defensoria Pública de Nova Friburgo já se manifestou contra a adoção de tal medida. O órgão alega que a “reabertura, ainda que parcial, do comércio poderá impactar no número de contágios, causando uma sobrecarga nas unidades de saúde, nesse sentido, eventual autorização de funcionamento dos estabelecimentos comerciais deverá ser baseada em parecer técnico elaborado por profissional devidamente habilitado
Força-Tarefa e blitz sanitárias
Apesar de ainda não ter dado pistas sobre a postura que irá adotar a partir de segunda-feira, 11, quando se encerra o decreto em vigência, tudo indica que o prefeito Renato Bravo irá estender as medidas de isolamento social, sobretudo se levarmos em conta as últimas medidas adotadas pela prefeitura nesse sentido, como a força-tarefa e as blitzes sanitárias.
Segundo a prefeitura, a Força-Tarefa de Atuação Integrada atua de forma fiscalizatória em apoio às ações coordenadas pelo Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) e contará com servidores das secretarias municipais de Saúde; Ordem e Mobilidade Urbana; Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Obras; Procuradoria Geral e Defesa Civil.
Já nesta sexta-feira, 8, a prefeitura também promoveu as primeiras blitz sanitárias itinerantes. As ações aconteceram nas avenidas Conselheiro Julius Arp – principal ligação entre o Centro e Olaria – e Euterpe Friburguense – na altura do fórum. A ação foi feita em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Posturas, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, além do apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O objetivo foi abordar pedestres e motoristas e questionar a razão de estarem ali, já que decretos publicados orientam que as pessoas saiam de suas casas somente em casos de extrema necessidade. Máscaras foram distribuídas e orientações para prevenção à doença também foram feitas por profissionais de saúde. Segundo a prefeitura, aproximadamente 1.500 veículos foram abordados apenas na parte da manhã. Veículos de transporte coletivo também foram abordados durante a operação. Os passageiros que neles estavam também receberam máscaras e foram orientados sobre as medidas de prevenção, como a higienização correta das mãos.
Deixe o seu comentário