A Seleção Brasileira estreia hoje, 24, na Copa do Mundo e o clima de torcida pelo hexacampeonato toma conta. Ruas e lojas decoradas em verde e amarelo e os friburguenses já contam os minutos para o início da partida contra a Sérvia, às 16h. A atuação da seleção de Tite poderá ser acompanhada em telões que serão instalados em diversos locais da cidade, alguns privados e outros abertos ao público como na Praça do Suspiro e no Espaço Arp.
Por causa do jogo, a rotina das empresas e serviços será alterada. Bancos, correios e servidores públicos terão horários de expediente diferenciados. No comércio, as lojas deverão fechar pouco antes da partida, para que os funcionários torçam pelo Brasil. A reabertura após o jogo ficará a critério de cada lojista. A Fecomércio sugere que os departamentos de Recursos Humanos das empresas fixem o trabalho normal do empregado, porém, permita que ele assista às transmissões dos jogos. Neste caso, é necessário disponibilizar televisor ou telão no ambiente de trabalho. Outra opção é alterar o horário de expediente até, no máximo, duas horas diárias, respeitado o limite máximo de dez horas de trabalho por dia.
Os bancos, repartições municipais e estaduais também terão expediente alterado. Os órgãos públicos municipais funcionarão das 9h às 15h. O decreto não é válido para repartições com serviços essenciais, como saúde 24 horas e trânsito. Já as repartições estaduais funcionarão das 8h às 12h. Os bancos vão funcionar hoje das 9h às 14h. Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, e salas de autoatendimento funcionarão normalmente. As horas não trabalhadas pelo encerramento antecipado do expediente deverão ser compensadas pelos agentes públicos no período de 1º de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023.
Os Correios também terão horário especial de atendimento ao público hoje: das 9h às 15h. Os centros operacionais e serviços de distribuição dos Correios funcionarão das 7h às 15h. Escolas municipais e estaduais não terão aulas nos turnos da tarde e da noite.
Onde assistir os jogos da Copa
Os friburguenses também terão a opção de assistir ao jogos de estreia do Brasil num dos cartões postais da cidade: a Praça do Suspiro. Uma empresa de telefonia, em parceria com a prefeitura vai transmitir o primeiro jogo em dois telões instalados no local. No final da transmissão, haverá show com a banda Barão Vermelho.
Já no Espaço Arp terá a torcida Sesc com programação hoje a partir das 10h com a transmissão em telões da partida Uruguai x Coreia do Sul; das 10h às 13h, intervenção artística de saúde “Torcendo com o coração saudável”; das 10h às 14h, Bocão Inflável; 10h às 15h30, Experiência 360º; 10h às 15h50, Exposição Álbuns da Copa do Mundo; 10h às 17h, Oficina de Fone Strap e Exposição interativa – “Entenda a Física Brincando”; 10h às 19h, Feira Saber Empreender; 13h, transmissão de Portugal x Gana; 15h, Circo com a Trupe Família Clou; 16h, Brasil x Sérvia em telão com apresentação do Homem Bola no intervalo; 18h - Show ao vivo com Filhas de Bamba. O Espaço Arp fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, Paissandu.
Curiosidades sobre a culinária do Catar
O país asiático Catar tornou-se conhecido mundialmente graças à Copa 2022. O país tem uma série de peculiariedades e curiosidades, entre elas a gastronomia típica e exótica do Oriente Médio. Marcada por especiarias e sabores complexos, separamos cinco pratos típicos da Península Arábica!
Warak enab – petisco frito, é um enroladinho de folhas de parreira com recheio de carne.
Kousa mahshi – abobrinha recheada com arroz e carne carneiro moída, que pode ser mergulhada em molho de tomate ou iogurte.
Luqmait – sobremesa doce popular no país, é parecida com um bolinho de chuva, é frito, feito com açúcar, farinha, levedura, amido de milho e cardamomo, tem consistência crocante por fora e fofinha por dentro.
Cordeiro – carne bastante consumida, servida acompanhada de molho de iogurte Tabule - conhecido dos brasileiros, é um prato libanês, feito de triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e temperos. (Com informações da Anhanguera) *Estagiária com a supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário