Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Passa o tempo e A VOZ DA SERRA segue no pódio da informação
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
“O que o Universo promete revelar em 2025” – Sendo uma caçadora de cometas, é nessa plataforma que a nossa viagem vai orbitar, conferindo o que o novo ano vai exibir no calendário astronômico para o deleite espiritual dos apreciadores. Além dos eclipses, tanto solares como lunares, as Superluas vão abrilhantar o céu em 27 de abril, 05 de novembro e 04 de dezembro. As chuvas de meteoros, como sempre, darão vários espetáculos que nos permitirão elas visões das “estrelas cadentes”. Sobre o alinhamento de planetas, um dos mais aguardados, ocorrerá em 28 de fevereiro com sete planetas alinhados: Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte.
A previsão para os cometas, meus objetos de inquietação e busca, dois errantes serão visíveis em 2025. Já para esses dias, previsto para 13 de janeiro, em seu maior brilho, o Cometa C/2024 G3 “poderá” ser visível a olho nu, nos dois hemisférios. Para 08 de novembro, será a vez do Cometa Christensen prestigiar os observadores apenas do Hemisfério Norte, assim mesmo, com o uso de aparelhos de grande alcance. Minha mãe, estudiosa de Astronomia, tinha uma conclusiva: “Pesquisar os eventos celestes, das duas uma: observação ou frustração!”. Muitas vezes, aguarda-se, com muita ansiedade, uma efeméride e, na hora H, o tempo está nublado ou chuvoso. Com toda a frustração que possa ocorrer, inteirar-se dos rumos de nosso Universo e acompanhar os eventos astronômicos são práticas que nos colocam diante da grandeza universal. Mesmo com a nossa pequenez humana, cuidar dessa grandeza é a responsabilidade que nos cabe.
E falando em previsões, em “Esportes”, Vinicius Gastin nos trouxe uma verdadeira maratona de projeções para 2025 no campo do atletismo. O Tricolor da Serra poderá conquistar o acesso para a 2ª divisão do futebol carioca. Edson Barboza, além das competições do UFC, há previsão de desafios para fevereiro. O Futebol de Mesa disputará torneios estaduais e no âmbito nacional. Enfim, o ciclismo, o Projeto Solução de Judô, o futsal, o futebol amador, todos em alta com excelentes perspectivas. Incluindo também a ampliação do programa Bolsa Atleta Municipal 2025.
As fortes chuvas na Região Serrana têm deixado o governo do Estado do Rio de Janeiro em alerta total. O governador Cláudio Castro determinou apoio irrestrito, contando com equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil com monitoramento 24 horas. E afirma: “Nossas equipes estão de prontidão para ajudar todos os municípios que precisarem de ajuda”. Atitudes assim transmitem segurança ao nosso povo.
Entre as tradições que vencem o tempo da modernidade, está em destaque a Folia de Reis. Em Nova Friburgo, a Associação de Folias de Reis tem, pelo menos, 20 anos de fundação e somos uma cidade com grande representatividade de folias no Estado do Rio de Janeiro. A simbologia do nascimento de Jesus, a presença dos Reis Magos levando presentes para o “Menino Deus”, as músicas, os instrumentos, os versos do palhaço, os uniformes, a bandeira são, entre outros, os componentes do espetáculo de uma Folia de Reis. É uma festa alegre, porém de uma seriedade ímpar pelo compromisso de cada participante em realizar apresentações impecáveis e de muita religiosidade. As festividades vão até o dia de São Sebastião, 20 de janeiro, embora seja comum ouvirmos uma folia, de repente, rompendo o silêncio da noite e a quietude da madrugada. Eu adoro!
O fato de o Natal e o Ano Novo terem “caído” numa quarta-feira deixou muita gente perdida, inclusive eu. Isso porque as duas semanas ficaram “partidas” pelos feriados. Eu, muitas vezes, me perguntava – mas que dia é hoje? E retomar a rotina após tantos festejos é o tema que Liz Tamane abordou de forma abrangente. De minha parte, a rotina é boa camarada porque nos dá chance de trabalhar, de organizar a vida e de fazer o tempo ser bem aproveitado. Na verdade, o “Ano Novo” é o dia seguinte ao dia 31 de dezembro. Coisa alguma se faz num passe de mágica. E a nossa bagagem do ano velho, leve ou pesada, vai conosco na travessia de mais 365 dias do Ano Novo!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário