Atraso na vacinação faz prefeito trocar equipe de imunização

Questionamento sobre doses guardadas para segunda aplicação foi feita por colunista de A VOZ DA SERRA
segunda-feira, 05 de julho de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Atraso na vacinação faz prefeito trocar equipe de imunização

Depois da denúncia de que a Prefeitura de Nova Friburgo está guardando 30% das doses recebidas, feita pelo jornalista Wanderson Nogueira, na coluna Observatório do A Voz da Serra, no dia 30 de junho (RELEMBRE AQUI), houve uma reação em cadeia nas redes sociais pedindo a agilização da vacinação em Nova Friburgo. No sábado, 3, o prefeito Johnny Maycon fez um pronunciamento, nas redes sociais da prefeitura, reconhecendo o atraso da vacinação e anunciando a mudança de toda equipe da coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. “Todas as vezes que os cidadãos sinalizarem falhas na gestão, indícios de inércia e falta de comprometimento de agentes públicos, tomaremos as medidas que nos compete para melhorar a prestação dos serviços públicos.”


No pronunciamento, o prefeito ainda sinalizou que “agora, com a nova equipe, Nova Friburgo vai ter o dinamismo que toda população espera e merece. Vamos acelerar, porque, de fato, reconhecemos que estamos atrasados na vacinação.”

Ele disse ainda que essa semana, vai manter o cronograma já divulgado, mas garantiu que a partir da próxima semana, terá uma grande mobilização para vacinar os munícipes e garantir a segurança plena a todos os friburguenses. “Quero aqui pedir desculpas, pedir perdão pela nossa falha e dizer que todas as vezes que houver um clamor popular, mostrando que existem indícios de irregularidades, a gente vai fazer como nesse momento, as devidas análises e identificando que erramos ou que precisam ser realizadas mudanças, sempre o faremos, sempre na busca de soluções e de gerar contentamento e satisfação a toda população”, disse ele.
 

Imunização passa a ser responsabilidade da Atenção Primária

De acordo com a nota enviada pela Prefeitura, a partir desta semana, a Atenção Primária, ligada à Subsecretaria de Atenção Básica será a responsável pela coordenação de imunização de Nova Friburgo. E a nova coordenadora de imunização passa a ser a enfermeira de carreira Aline Abre. Antes, a responsabilidade estava com a Vigilância em Saúde, que continuará auxiliando nas demandas, conforme necessário. Foram afastados os agentes públicos conforme decretado necessidade pela gestão municipal. A enfermeira Fabíola Braz Penna continua no cargo de Subsecretária de Vigilância em Saúde.

A prefeitura enformou ainda que “a coordenação irá se reunir para realizar um planejamento de ampliação da vacinação. A expectativa é que a imunização avance mais rapidamente. Sobre mutirões, a Subsecretaria de Atenção Básica também irá avaliar a possibilidade.”
A secretária de saúde, Nicolle Cipriano informou que deverá ser elaborado um calendário divulgando os dias de vacinação das próximas idades a serem imunizadas. “Com as doses que já tempos, há margem de segurança para avançarmos na vacinação”, explicou ela.

Entenda o que aconteceu
              

Com as informações das redes sociais, muitos friburguenses começaram a questionar o avanço nas vacinações em todas, contemplando faixas etárias de 30, 40 anos em diversas cidades e as cidades e, em Nova Friburgo ainda vacinando primeira dose de pessoas com 53 e 54 anos nesta semana. Muitos friburguenses decidiram ir a essas cidades para antecipar a imunização.

A VOZ DA SERRA, observando esse movimento questionou, na sexta-feira, o motivo da reserva das doses para a segunda aplicação, o que poderia ser um dos motivos do atraso da vacinação. Em nota, a prefeitura informou que “Até a última quinta-feira, 2, havia 22.921 doses restantes. Desse número, a maioria é para a segunda aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde está reservando a quantidade necessária e suficiente para a segunda aplicação dos friburguenses que já se imunizaram com a primeira dose.”
               

Disse ainda que, “no município, até a última quinta-feira, 71.508 doses para a primeira aplicação foram usadas e 24.443 para a segunda. Subtraindo esse quantitativo, concluímos que faltam 47.065 friburguenses para receberem a segunda dose e completar o esquema vacinal.”


Além disso, outro questionamento nas redes sociais é sobre os poucos dias destinados à vacinação contra a Covid-19, diferente do que é observado em outros municípios, que vacinam nos finais de semana e com horários ampliados. Na nota, a prefeitura informou que “A vacinação contra a covid-19 não é feita somente em dois dias da semana, tendo em vista, por exemplo, que na próxima semana, a primeira aplicação será realizada na segunda e terça e a imunização de friburguenses com a segunda dose às quarta, quinta e sexta.“

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra