Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
30% de vacinas não aplicadas
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
30% de vacinas não aplicadas
Nova Friburgo aplicou 30% menos doses de vacinas do que recebeu. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados nesta terça-feira, 29, Nova Friburgo já recebeu 129.902 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 10.632 da Pfizer; 54.940 da Coronavac/Butantan; 62.760 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 1.570 da Janssen, esta última aplicada em dose única. No entanto, dados da prefeitura friburguense, divulgados na última segunda-feira, 28, indicam a aplicação de 91.752 doses, sendo 68.783 de primeira dose e 22.969 de segunda dose.
Estocando vacina?
Curiosamente as 38.150 doses recebidas e não aplicadas, subtraindo a desatualização de um a dois dias e a logística da semana, equivale ao número próximo de pessoas que só tomaram a primeira dose, portanto, estão no aguardo da segunda. A pergunta que fica é se o município - contrariando a determinação do Ministério da Saúde de não estocar vacina para garantir a segunda dose – assim está procedendo, incorrendo inclusive no risco de perda de vacinas por conta do prazo de validade. A pressa pela vacinação tem sido prioridade em outras cidades.
16% piores
Essas doses recebidas e não aplicadas talvez expliquem os dados da Confederação Nacional de Municípios que colocam Nova Friburgo entre os 16% mais atrasados quanto a aplicação da vacina contra a Covid-19, considerando-se a faixa etária. Nova Friburgo só começou a vacinar a faixa etária de 55 e 56 anos nesta semana.
Mais de dez anos na frente
Para efeito comparativo, a capital fluminense vacina atualmente uma faixa etária dez anos a menos (43 a 47) e segue antecipando o calendário de vacinação que já mostra a aplicação para todas as faixas etárias, enquanto em Nova Friburgo a divulgação ocorre somente poucos dias antes.
84% à frente
A maioria dos municípios segue à frente, 40%, segundo a mesma pesquisa, já estavam vacinando na semana passada a faixa entre 50 e 55 anos. 28% estavam vacinando a faixa etária entre 45 e 49 anos. 13% vacinam a faixa etária de 40 a 44. Pelo menos 3% já se mostram ainda mais avançados e já imunizam entre pessoas entre 18 e 35 anos. Ou seja, Nova Friburgo está atrás de 84% dos municípios do país.
Suposições
Entre as causas desse “atraso” por idade, pode ser o fato de a vacinação para o público em geral por idade ocorrer apenas em dois dias da semana (segundas e terças), a pouca transparência com relação à xepa, ou seja, as vacinas que sobram ou na hipótese já mencionada de estocar vacina para garantir a segunda dose.
Tapetão
O jogo de hoje, 30, do Friburguense é no tapetão. O TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) julga hoje, 30, 16h, ação do Americano contra o Friburguense por suposta escalação irregular de um jogador. A decisão afeta a configuração das semifinais do 1º turno do estadual. O Friburguense pode perder de seis a 12 pontos. De classificado a devedor de pontos e luta contra o rebaixamento. O Americano acabaria herdando a vaga.
Friburguense X Americano
Confirmando-se o que se jogou em campo, o Friburguense vai às semifinais contra o Audax, fora de casa, com o adversário tendo a vantagem do empate. Caso o tapetão seja mais importante que a bola, o Americano é quem avança nas mesmas condições. O Friburguense tem provas concretas de que o jogador não foi escalado de forma irregular e que o erro foi do sistema interno da Federação, uma vez que o atleta João Manoel foi liberado para jogo e depois seu nome simplesmente desapareceu.
Dois pesos, duas medidas?
Caso semelhante ocorreu em passado recente com o Vasco, em que o mesmo procurador do caso do Frizão, André Valentin, nem levou a julgamento a questão. A posição diferente do procurador agora para caso absolutamente igual, gera preocupações. O fato é que, independente do resultado do julgamento, pró Americano ou pró Friburguense, a partida das semifinais prevista para o próximo sábado, 3 de julho, dificilmente ocorrerá, isso porque qualquer uma das duas partes já sinaliza que vai recorrer à instância superior. A conferir.
Festival Gastronômico de Inverno
Começa amanhã, 1ºde julho, a quarta edição do Festival Gastronômico de Nova Friburgo. O evento que reúne dezenas de restaurantes, bares, pousadas e hotéis tem como tema principal esse ano, o inverno. Durante todo o mês de julho, os envolvidos criam pratos especiais e oferecem ao público experiências diferenciadas.
Delivery
Organizado pelo Polo Gastronômico da cidade, dentro do contexto da pandemia, o delivery será uma das formas de se apreciar as delícias oferecidas. Nesse ano, outro destaque é a participação do polo cervejeiro local. São quase 40 marcas reconhecidas, em pleno funcionamento e devidamente registradas junto ao Ministério da Agricultura.
Palavreando
“Nada, absolutamente nada é capaz de diminuir o amor e o orgulho que tenho de Nova Friburgo. É amor ingênuo, quase infantil. É encantamento permanente. Ser friburguense é a melhor e maior de todas as minhas vaidades”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário