Após mais de 230 dias fechados, cinemas devem reabrir neste sábado

Novo decreto municipal libera o consumo de alimentos e bebidas nas salas de exibição
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Após mais de 230 dias fechados, cinemas devem reabrir neste sábado

Os cinemas de Nova Friburgo já tinham autorização para funcionar desde o último dia 30 de setembro quando foi publicado o decreto 714 no Diário Oficial eletrônico do município. Porém, as restrições impostas pela prefeitura, especialmente quanto a proibição da venda e consumo de alimentos no interior das salas de exibição, inviabilizaram a reabertura, segundo informou a rede Cine Show de Nova Friburgo, responsável pelas salas de cinema dos dois shoppings da cidade. Para ela, a venda de alimento é indispensável para garantir o funcionamento dos cinemas.

No entanto, o decreto 780, publicado nesta quarta-feira, 11, no Diário Oficial eletrônico de Nova Friburgo, alterou o decreto mais recente que versava sobre o tema, desta vez autorizando o “consumo de alimentos e bebidas no interior das salas de exibição, respeitando os protocolos sanitários”. Com isso, a expectativa é que os cinemas de Nova Friburgo voltem, enfim, a funcionar no próximo sábado, 14, após cerca de 230 dias fechados por causa da pandemia.

Mesmo assim, ainda há uma série de normas sanitárias a serem seguidas, como: capacidade reduzida a 50% da lotação das salas; usuários, apoiadores ou funcionários deverão respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre um e outro; higienização frequente dos ambientes, mobiliários e afins, bem como a desinfecção de lixeiras, bancos, cadeiras, mesas e outros equipamentos de uso comum que permaneçam liberados para uso.

Os cinemas também deverão adotar critérios de rastreabilidade de pessoas com sintomas do coronavírus, sejam eles usuários, apoiadores ou funcionários, no sentido de permanecerem afastados das atividades presenciais. Também deverão garantir uma boa ventilação do ambiente - de preferência natural -, e se climatizado, executar a higienização dos equipamentos conforme a legislação pertinente. 

A programação com mais de uma apresentação em salas de exibição deverá prever um intervalo suficiente entre as sessões para higienização completa do local. Além dessas, há outras regras que continuam valendo mas desagradam o setor, como a proibição a menores de 18 e maiores de 60 anos e restrição do horário de funcionamento entre 10h e 22h.

“Abriremos as três salas de exibição do Cadima Shopping e as três do Friburgo Shopping, todas com base nos protocolos da Prefeitura de Nova Friburgo e da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). A venda dos ingressos será preferencialmente on-line, mas também haverá venda presencial nos cinemas. Aceitaremos cartão de crédito e débito em todos os canais de venda”, afirmou Cícero Celes, diretor dos cinemas de Nova Friburgo, que ponderou: “O novo decreto só reviu a questão da bomboniere, mas continua com restrições de idade e o horário de funcionamento não é muito flexível para os cinemas”, acrescentou ele. 

Em 3 de outubro, A VOZ DA SERRA já havia ouvido Cícero na ocasião da liberação do funcionamento dos cinemas. Na oportunidade, ele afirmou que as salas de exibição da cidade já estavam, desde então, preparadas para voltar a receber os amantes das telonas: “Estamos com nossas equipes treinadas, produtos de higienização comprados, totens de álcool gel, sinalização de distanciamento e todos os cuidados para a volta ao cinema com segurança”, garantiu.

Programação de reabertura, até o dia 18 

Cadima Shopping
Terror na Rua Malasana (dublado) – 18h15 / 20h40 – 14 anos
Scooby - O filme (dublado) – 17h / 19h30 – Livre
Os novos mutantes – (dublado – 18h) / (legendado – 20h20) – 14 anos

Friburgo Shopping
Tenet (dublado – 19h) / (legendado – 20h10) – 14 anos
Jovens Bruxas – Nova Irmandadade (dublado – 18h / 20h15) – 12 anos 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra