Ambulâncias do Samu usadas pelo Raul Sertã

Ainda não há prazo para implantação do Serviço no município
quarta-feira, 28 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Um leitor do jornal, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a redação para informar que as três ambulâncias doadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em março, para a Prefeitura de Nova Friburgo implantar o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão sendo usadas pelo Hospital Municipal Raul Sertã para o transporte de pacientes e não para o serviço de socorro para o qual os automóveis foram doados.

De acordo com a prefeitura, as ambulâncias zero quilômetro destinadas ao Samu estão sendo utilizadas desde o último dia 20 pela Central de Ambulâncias, que fica anexa ao Hospital Raul Sertã, para diversos serviços de transporte de pacientes, além de atender aos chamados direcionados ao 192. Em nota, a prefeitura informou que o uso fora do serviço do Samu “tem base no Termo de Doação do Governo do Estado ao município, que autoriza o uso do bem doado em ações e serviços gerais voltados à promoção, proteção e recuperação da saúde dos munícipes, enquanto a implementação do Samu esteja ocorrendo.”

A central de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, recebe chamados com solicitações de atendimento pelo telefone 192, atendendo emergências e também faz remoções, funcionando 24 horas. O setor também é responsável pelo transporte hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde. Neste setor, atuam 46 funcionários, entre técnicos de enfermagem e motoristas, em sua maioria.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com o Governo do Estado para obter informações sobre a autorização das ambulâncias do Samu fora do serviço de resgate, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Samu não tem data para começar a operar

A prefeitura também informou que continua com os trâmites junto ao Governo do Estado para implementação do Samu no município, que, durante um ano será custeado pelo Governo do Estado, mas não informou o prazo para que o serviço comece a funcionar. 

A doação das ambulâncias para Nova Friburgo fez parte do projeto “Samu 100% RJ”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que está disponibilizando 249 veículos a todos os 92 municípios fluminenses, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento.

Este ano, para possibilitar a implantação do Samu onde ainda não há o serviço, a Secretaria Estadual de Saúde vai pagar 100% do custeio por um ano, até que os municípios consigam a habilitação e o financiamento do Ministério da Saúde. O Governo do Estado informou ainda que investiu R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota do Samu em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo telefone 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências, situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: