Alunos da UFF Friburgo promovem evento gratuito sobre afasia

Encontro será realizado pelo Google Meet e debate a relação do distúrbio com a dramaturgia
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Alunos da UFF Friburgo promovem evento gratuito sobre afasia

A Liga Acadêmica de Saúde Mental (Liasmental), em parceria com a Liga Acadêmica Adulto Idoso (Lilai), promove nesta sexta-feira, 14, o evento “A ser em cena: a arte dramática e a Afasia”. Os dois grupos são formados por alunos do curso de graduação em fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município.

O encontro on-line e gratuito ocorre, a partir de 18h, pela plataforma Google Meet, e é destinado a alunos do curso e pessoas interessadas no tema. O objetivo é debater a relação do distúrbio com a dramaturgia. Os interessados devem fazer inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/a-ser-em-cena-a-arte-dramatica-e-a-afasia__935999. Ao final, haverá emissão de certificado para todos os participantes.

O que é afasia?

A afasia é considerada um distúrbio que afeta a habilidade de comunicação alterando a capacidade do indivíduo de se expressar por meio da fala, de compreender aquilo que ouve, de ler e de escrever. Ela ocorre após alguma lesão no cérebro que atinge regiões responsáveis pela comunicação oral e escrita. A causa mais comum é o acidente vascular cerebral (AVC), mas a afasia também pode ser causada por traumas cranioencefálicos, tumores e outras doenças que afetam o cérebro. 

Sendo assim, a pessoa com afasia passa a ter dificuldades que não apresentava antes da lesão, como: dificuldade para encontrar palavras ou elaborar frases ao conversar, dificuldade para compreender palavras, frases ou uma conversa, troca de letras ou palavras na leitura e na escrita e dificuldade de compreender o que leu.

Para a reabilitação é de extrema importância que a pessoa acometida continue a se comunicar, não importa de que forma, seja por gestos, expressões faciais, por meio de figuras, usando sua fala e/ou escrita como for possível e que seus familiares e amigos sejam parceiros nesse processo de recuperação das habilidades de comunicação. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para realizar o tratamento de pessoas com afasia visando contribuir para sua recuperação e para que se mantenham presentes e ativos em seu meio social.

LEIA MAIS

Após 2 anos sem ser realizada por causa da pandemia, evento voltou com modelos desfilando as mais novas tendências da moda na passarela

Evento contou com bandas de rock, feiras de antiguidades e de miniaturas e barracas de cerveja artesanal e de comidas

Prefeitura diz que economizará contratando de uma só vez, por um ano, empresas aptas a fornecer até trio elétrico, telão e iluminação cênica, caso preciso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: afasia | UFF | evento