Abertura da Fevest 2022 reuniu autoridades e personalidades

Após 2 anos sem ser realizada por causa da pandemia, evento voltou com modelos desfilando as mais novas tendências da moda na passarela
quinta-feira, 01 de setembro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
A modelo, atriz e bailarina Aline Campos no desfile de abertura da Fevest
A modelo, atriz e bailarina Aline Campos no desfile de abertura da Fevest

Nova Friburgo voltou a ter o seu maior evento de moda: a tradicional Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima (Fevest), que chega a sua 30ª edição e acontece até o próximo domingo, 4, no Nova Friburgo Country Clube, com entrada franca. Depois de dois anos sem promover o evento, devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), entidade que realiza a feira, o empresário Marcelo Porto (abaixo) abriu a Fevest ontem, 1º, ressaltando a importância desse retorno. “A Fevest é a maior feira de moda íntima do Brasil, consolida Nova Friburgo como a Capital da Lingerie e movimenta toda a economia local”, enfatizou.

Além do presidente do Sindvest, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do município (Sincomércio), Braulio Rezende; a presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense, Márcia Carestiato; a gerente da Agência Regional Centro-Norte do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, entre outras autoridades e representantes de entidades estiveram presentes e destacaram o pólo de Moda íntima de Nova Friburgo e Região como referência para todo o Brasil. 

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvea Vieira (acima), através de uma mensagem de vídeo enalteceu a pujança do polo friburguense de lingerie que mais uma vez mostra todo o seu potencial através da Fevest, feira que movimenta a economia e lança tendência de moda. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Antonio Florencio de Queiroz Júnior, também por mensagem de vídeo, saudou os confeccionistas e destacou a participação deles no fortalecimento da economia de Nova Friburgo e região, já que o polo de lingerie da região é responsável por 25% da produção nacional do setor, com reconhecimento, inclusive, internacional, devido a qualidade das peças fabricadas em Nova Friburgo.       

O desfile de abertura da Fevest apresentou as mais novas tendências da moda, com peças produzidas pelas empresas participantes do evento. Na passarela, além de modelos de Nova Friburgo, a modelo, atriz e bailarina, Aline Campos (acima). Na primeira fila do desfile de abertura seu namorado, o badalado DJ Jesus Luz. Além disso, o desfile também contou presença do estilista Dudu Bertholini, uma das figuras mais icônicas da moda brasileira e da televisão.

Enfatizando a importância de Nova Friburgo e região na produção nacional de moda, os representantes dos Correios lançaram o Bloco Filatélico de Moda (acima), com três selos, emitidos em 2020 (na época do isolamento social, devido à pandemia da Covid-19). A impressão dos selos foi feita pela Casa da Moeda. Depois da abertura oficial, autoridades andaram pela feira, prestigiando os estandes das empresas participantes e seus lançamentos.

Fevest 2022

A Fevest chega à sua 30ª edição, se consolidando como a maior feira de moda íntima do país. O Sebrae  foi representado pela Fernanda Gripp (abaixo). Reunindo empresas de confecção e de matérias-primas, a feira conta com mais uma novidade nesta edição: avenda de peças no varejo. Nesta edição da feira acontecem simultaneamente sessões de negócios com compradores, magazines e fornecedores de matéria-prima. Durante a Fevest, os consumidores terão acesso aos maiores fabricantes de lingerie, fitness, moda praia e noite, com preços acessíveis. O evento, com entrada gratuita, conta ainda com praça de alimentação, desfiles e atrações.

 A Fevest  é realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), com patrocínio da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e entidades parceiras. “A Fevest é um caso de sucesso e devemos reconhecer o esforço dos organizadores e empresários de Nova Friburgo. Contem sempre com a Firjan para o crescimento do setor e a distribuição de renda para a população”, disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

De acordo com levantamento produzido pela Firjan com dados da Rais 2021, o Centro-Norte Fluminense agrega cerca de 84% das empresas do setor de moda íntima no estado. Isso significa que aproximadamente 44% dos empregos fluminenses dessa indústria estão na região, representando 12% dos empregados neste setor no Brasil.

“Os números mostram a relevância do setor para a indústria brasileira. E, mais que isso, evidenciam a potência da moda íntima fluminense, concentrada no polo de Nova Friburgo, com grandes empresas e produtos com alta tecnologia conhecidos, inclusive, em outros países”, ressalta Antônio Berenguer, diretor da Firjan Cirj (acima).

O secretário Municipal de Fazenda, André Montechiari (abaixo), também esteve presente e destacou a importância da feira para a economia de Nova Friburgo, assim como Bráulio Rezende (mais abaixo) em relação ao comércio (ele preside o Sincomércio).

Segundo Marcelo Porto, presidente do Sindvest Nova Friburgo e vice-presidente da Firjan, a realização da feira representa a retomada das boas oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor. “O evento ocorre em um ótimo momento, apropriado ao fechamento dos pedidos para o final de ano. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas visitem a nossa feira. Teremos grandes compradores e um espaço de coworking, com salas reservadas para o fechamento desses negócios”.

Para Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, a feira também proporciona o aquecimento da economia local.

“A Fevest movimenta toda a economia de Nova Friburgo, atraindo pessoas de várias cidades do país que se hospedam em nossos hotéis, consomem no comércio local e fazem turismo. É uma forma de gerar oportunidades e renda, além, é claro, de alavancar o setor de moda íntima”, afirma.

Firjan SENAI marca presença no desfile de abertura

Além das tendências lançadas pelas confecções de Nova Friburgo e região, o desfile de abertura foi marcado pelo talento dos alunos dos cursos de Técnico em Vestuário, Modelagem, Costura e Assistente de Produção, da Firjan Senai Espaço da Moda, que tiveram três looks do Projeto Novos Talentos na passarela da Fevest 2022.

As peças escolhidas por votação popular foram: Ciclo Leve, Natureza em Vida e Futurista, todas produzidas dentro de cinco pilares -  design, saúde​, tecnologia​, handmade e sustentabilidade, com objetivo de trazer a reflexão de um consumo mais consciente pós-pandemia.

“Nós fomos desafiados a revolucionar a moda nessa nova normalidade e queremos mostrar que os nossos alunos estão preparados para pensar fora da caixa e desenvolver novos produtos para o mercado que precisa ser mais consciente”, aponta Milena Cariello, coordenadora de educação profissional da Firjan Senai Espaço da Moda.

Horários da Fevest 

Nesta sexta, das 13h às 20h; sábado, das 9h às 20h; e domingo, das 9h às 15h. Entrada gratuita. 

A programação desta sexta

9h - Workshop Audaces “Fashion PLM-ISA Audaces”, com Kezia Tavares - Kézia Tavares é Designer de Moda, instrutora da AUDACES e está há mais de oito anos na indústria da moda onde vivencia o início da transição dos preenchimentos de ficha-técnica no papel para a era digital. Atualmente direciona empresas e pessoas a alcançarem o mercado digital ensinando a unir moda com tecnologia através dos softwares da Audaces. 

Local: sede da Firjan SENAI Moda 

13h – Abertura da feira 

14h - Desfile Firjan SENAI Moda Local: Arena de Desfile 

15h – Palestra FIRJAN “Potencial exportador do setor de vestuário e ações da Firjan Internacional” 

16h – Palestra SEBRAE “Humanizar para conquistar. A nova forma de dialogar com os seguidores nas redes sociais”, com Fábio Monnerat 

17h – Palestra “Moda - Macrotendências Outono/Inverno 23”, com o consultor Thierry Coutinho (Senai Cetiqt) Tema: Tendências de comportamento que estão impactando as estratégias de desenvolvimento de produtos, os modelos negócios e o varejo de moda de acordo com a sazonalidade da moda, apresentadas com seis meses de antecedência do lançamento no varejo nacional. - Thierry Coutinho é pedagogo. Designer de Moda, Mestre em Design e Doutor em Comunicação. Local: Arena de Desfile 

18h - Workshop Audaces - “Ficha-técnica 4.0 Audaces”, com Kezia Tavares - Kézia Tavares é Designer de Moda, instrutora da AUDACES e está há mais de oito anos na indústria da moda onde vivencia o início da transição dos preenchimentos de ficha-técnica no papel para a era digital. Atualmente direciona empresas e pessoas a alcançarem o mercado digital ensinando a unir moda com tecnologia através dos softwares da Audaces. Local: Firjan SENAI Moda 

18h – Palestra “A importância do posicionamento de marcas nas mídias digitais”, com Camilla Athayde (Instrutora Senac RJ) Local: Arena de Desfile 19h - Desfile Firjan SENAI Moda Local: Arena de Desfile 

20h – Palestra “Mapeamento de Tendência do Setor da Moda”, com Nathalia Coelho e Marcia Freitas Tema: Apresentação do Mapeamento de Tendências da Moda desenvolvidas pela equipe do Lab de Tendencias da Casa Firjan e a Gerência de Educação Profissional da Firjan Senai. Local: Arena de Desfile 

21h - Encerramento da feira 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: moda | negócios | evento