Nesta quarta-feira, 22, a concessionária Águas de Nova Friburgo completa 16 anos de operação dos serviços de saneamento no município. Com previsão de R$ 70 milhões em investimentos no saneamento em 2025, a concessionária vai avançar com a implantação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto para os distritos de Conselheiro Paulino, Lumiar, São Pedro da Serra, e para os bairros Chácara do Paraíso, Ponte da Saudade, Cônego e região.
Ao todo, serão construídos mais de 20 quilômetros de novas redes com material de alta tecnologia e durabilidade, 20 unidades elevatórias, e duas novas e modernas estações de tratamento de esgoto (ETEs): as unidades Cônego e Lumiar. Além disso, os sistemas de abastecimento Curuzu, Bela Vista, Riograndina, Rio Grande de Cima e Caledônia serão modernizados, e as redes de água que abastecem os distritos de Campo do Coelho e Amparo serão ampliadas. As intervenções favorecem o fornecimento eficiente de água, promovem a redução de perdas e beneficiam milhares de famílias e o meio ambiente.
Benefícios, ações e conquistas
Neste mês, a concessionária e a Prefeitura de Nova Friburgo celebraram a assinatura do 8º termo aditivo, que garantiu a implantação da Tarifa de Pequeno Comércio, que concede 50% de desconto para determinados estabelecimentos, além de outros benefícios, como a ampliação da Tarifa Social e o início da Tarifa Filantrópica. O acordo prevê ainda investimentos em infraestrutura para o loteamento Horto do Vino, no distrito de Conselheiro Paulino, e os bairros Granja Spinelli e Varginha.
A Águas de Nova Friburgo tem investido fortemente em projetos de educação ambiental e responsabilidade social, e realiza iniciativas como o Amigos da Água, que leva educação ambiental a cerca de oito mil estudantes da rede municipal de ensino todos os anos, e o programa Trata Óleo nas Escolas, que orienta sobre como descartar corretamente o óleo de cozinha por meio de uma gincana educativa.
A concessionária também conta com o Viveiro Escola, implantado na ETE Conselheiro Paulino, que cultiva mudas nativas da Mata Atlântica, destinadas a ações de reflorestamento e criação de corredores verdes na cidade. Somado a esse projeto, há o Lodo de Valor, que destina o lodo gerado nas unidades de tratamento de esgoto para compostagem, sendo o fertilizante proveniente desse processo utilizado em diversos projetos de plantio no município.
A concessionária foi pioneira no setor na aplicação para Certificação Lixo Zero, um título reconhecido internacionalmente. Como resultado desse processo, muitos resíduos passaram a receber uma destinação mais nobre, como os uniformes sem condições de uso e banners, que são transformados em itens do dia a dia, como bolsas, pochetes, mochilas e estojos.
“Há 16 anos, investimos continuamente em saneamento, uma pauta que se tornou urgente e essencial para a qualidade de vida da população. Nosso propósito permanece firme: promover mais saúde, dignidade e bem-estar para todos. Seguimos avançando com responsabilidade e compromisso, trabalhando para garantir a universalização dos serviços, em alinhamento com as diretrizes do Marco Legal do Saneamento", afirma a diretora da concessionária, Danielle Moreira.
Deixe o seu comentário