Agentes de saúde capacitados em diabetes

Profissionais poderão orientar os pacientes sobre prevenção e cuidados com a doença
quarta-feira, 14 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira, 14, das 13h às 17h, será realizada na Câmara Municipal uma capacitação em diabetes para agentes comunitários de saúde de Nova Friburgo. O evento, promovido pela instituição Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, em parceria com a Associação dos Doentes Crônicos do Brasil, com sede em Nova Friburgo, tem o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para que eles ofereçam melhor orientação  sobre prevenção e cuidados com o diabetes, doença caracterizada por alterações na taxa de glicose no sangue, e que atinge estimadamente mais de 16 milhões de brasileiros, sendo que cerca de oito milhões deles desconhecem o diagnóstico.

Na capacitação, os agentes comunitários de saúde receberão noções gerais sobre diabetes e os sete comportamentos para o autocuidado, como os tipos de diabetes existentes, nutrição e atividades físicas, mitos e verdades sobre o diabetes, monitorização glicêmica, hipoglicemia e hiperglicemia, técnicas de aplicação de insulina e medicamentos e mecanismos de ação.

De acordo com a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, desde janeiro deste ano, as profissões de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são reconhecidas como profissionais de saúde e cada vez mais se ampliam suas atuações junto à comunidade, pois são responsáveis por: identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde e acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.

Além disso, desde 2018, estes profissionais podem aferir a pressão e a glicemia da população e encaminhar as pessoas aos serviços de saúde, caso haja alteração em algum dos índices, tendo um papel relevante no diagnóstico precoce de diabetes e hipertensão arterial. Mas para que estas tarefas possam ser executadas com êxito, os profissionais precisam ser treinados e autorizados legalmente.

Segundo a entidade que promove o evento, com apoio da Prefeitura  de Nova Friburgo, mais de 60 profissionais já se inscreveram para o evento 

Vacinação para diabéticos

De acordo com especialistas, a hiperglicemia pode levar a maior suscetibilidade da pessoa com diabetes a desenvolver infecções devido à alteração na resposta imunológica inata e adaptativa. Portanto, deve-se promover a imunização de pessoas com diabetes enquanto estratégia de proteção à saúde. 

Para sensibilizar os pacientes sobre a importância de se manter a vacinação em dia, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promove a campanha “Com a vacina, eu cuido da minha saúde e da saúde de toda sociedade”. O intuito é chamar a atenção do Ministério da Saúde para ampliar a estratégia de divulgação da vacinação para atingir mais camadas da sociedade, sensibilizar as pessoas com diabetes para a necessidade de manter as vacinas do seu calendário específico de vacinação em dia, bem como combater a desinformação que circula sobre a vacinação a fim de estimular que a sociedade seja imunizada.

De acordo com a entidade, a imunização é uma estratégia imprescindível para saúde pública, prevenindo a disseminação de doenças e evitando epidemias. É uma ação que fortalece a resposta imune e coletiva, e por isso é tão importante termos acesso à informação do calendário de vacinação, principalmente para pessoas que precisam de tratamento contínuo, como o diabetes. 

Segundo Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade,“a expectativa é de informar as pessoas com diabetes que há um calendário de vacinação especial e educá-las sobre o acesso a cada uma das vacinas específicas, solicitar um esforço do Governo para sensibilizar todos os médicos a falarem com as pessoas que vivem com diabetes e obesidade sobre a imunização durante as consultas com seus pacientes, criar um plano de comunicação mais eficiente para aprimorar a adesão da população à imunização e estimular a criação de um calendário de vacinação em pessoas com obesidade”.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: