Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
O Senhor ressuscitado é nossa vida e salvação!

A Voz da Diocese
A Voz da Diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
Vivemos a alegria do anúncio pascal que ressoa em toda Igreja: Cristo ressuscitou! Não podemos deixar de celebrar e anunciar ao mundo inteiro que nós cremos no Senhor ressuscitado. Ele é nossa vida e nossa certeza de uma eternidade feliz. A morte foi vencida, pois o Senhor morreu, mas vivo está; e Ele é nossa salvação. A liturgia cristã canta alegremente: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos; porque a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl 117).
A vitória de Cristo crucificado sobre as potências da morte o qualifica como Senhor e Messias. “Eu sou o primeiro e o último, o vivente; estive morto, mas estou vivo pelos séculos dos séculos” (Ap 1,17). Deste modo, Jesus ressuscitado transmitindo sua vida aos cristãos, ajuda-os a superar todas as adversidades e inimizade, “até o último inimigo ser vencido, isto é, a morte” (1Cor 15,26).
O Aleluia Pascal que ressoa e é cantado constantemente neste tempo, exprime a alegria da nova criação, da vida nova e da recapitulação de todas as coisas em Jesus Cristo. Por isso, os cristãos participam de modo especial dos frutos da ressurreição, pois a fé pautada na ressurreição transforma nossa vida. Somos todos novas criaturas ao participarmos com fé no Mistério do Ressuscitado. Tal renascimento ocorre no seio da Igreja pela nossa purificação pessoal e vivência sacramental.
Jesus passou da morte para a vida, não para uma vida de limites, mas uma vida inteiramente nova. A ressurreição é a vitória sobre a morte, é uma libertação das amarras e limites deste mundo, é o triunfo da vida de Deus sobre a morte. Com sua ressurreição Jesus mostra qual é a recompensa dos que sofrem com Ele e por Ele.
Todo cristão, pelo batismo, é chamado a participar da morte e ressurreição de Cristo. Como Cristo foi sepultado, o cristão também, pela água do batismo, morre para o mundo do pecado e ressuscita para uma nova vida em Cristo. Não pertencemos mais a este mundo de pecado, mas buscamos as coisas do alto, de onde reina Cristo Senhor.
A Páscoa de Cristo é a síntese de toda história da Salvação, pois o Mistério Pascal abraça toda história humana. Toda a história converge para este mistério. Portanto, nossa vida deve ser uma existência pascal. A páscoa é o ápice da história humana. A ressurreição de Cristo é esperança de uma nova vida, de um mundo novo que já devemos construir aqui e agora. Um mundo onde reina o amor e paz; paz tão desejada hoje neste mundo dilacerado pela violência e pelos conflitos armados. A cultura de morte ameaça a vida, dom máximo de Deus.
Somos interpelados a anunciar que o amor de Deus por nós é o sentido mais profunda do nosso viver. Deus é a fonte de todo bem e da própria vida. Ele está sempre presente e nos ajuda a transformar as situações mais difíceis em grande aprendizado, por meio das quais amadurecemos e nos tornamos melhores, na relação com Deus e com os irmãos e irmãs.
O Evangelho da vida deve ser sempre anunciado com alegria e esperança. O cristão diante do cenário atual deve fazer brilhar a luz da fé e da mensagem de Jesus, decifrando o drama da dor, do medo e da morte. A vida voltará a florescer. O amor fará a vida vencer. O Senhor ressuscitado renova em nós o compromisso da promoção e defesa da vida em todas as suas dimensões, principalmente dos mais periféricos e vulneráveis.
O compromisso de cada cristão com o anúncio da vida nova em Cristo se reveste de um significado novo, pois Cristo ao ressuscitar inaugura um novo tempo de perdão e esperança para todos. Somos tocados pela beleza e a grandeza do gesto sublime do amor de Deus pelo seu povo e por toda a humanidade.
Celebrar a Páscoa é fazer a experiência do amor misericordioso de Deus por todos nós, sobretudo pelos mais humildes e abandonados. Mesmo num mundo ainda marcado por guerras, o anúncio da esperança é a proposta de um novo caminho que precisamos percorrer na construção de uma nova civilização do amor, da esperança e da fraternidade universal.
Caríssimos irmãos e irmãs celebremos com júbilo a festa da “Passagem”, a nossa Páscoa. Tenhamos a certeza de que a ressurreição acontece em nossas vidas. Alegremo-nos, pois é a festa da nossa redenção e de toda a humanidade. Proclamemos nossa fé no Senhor da vida, agraciados pelo dom pascal. Que a Igreja, fiel transmissora da fé pascal, saiba anunciar com coragem e autenticidade esta mensagem de salvação e de alegria a todos.
Feliz e santa Páscoa!
Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese de Nova Friburgo

A Voz da Diocese
A Voz da Diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Deixe o seu comentário