A VOZ DA SERRA é uma celebração diária de respeito e credibilidade

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 “O melhor lugar do mundo é aqui e agora”... No encantamento do verso de Gilberto Gil, embarcamos na primeira edição do Caderno Z de 2025, sob os ares da magia de que temos um ano novinho em folha para depositar sonhos e esperanças no banco da vida. Mas, a vida nova só pode acontecer se esvaziarmos a nossa bagagem e o desapego está na lista dos pesos inúteis. Entretanto, como esvaziar nossa “lixeira” de inutilidades? Não é uma tecla que apertamos e, num segundo, limpamos o excesso de registros. O passado é o alicerce, o presente é a mão de obra com a qual edificamos o futuro. Sendo assim, a linha tênue que separa os três tempos, muitas vezes passa a ser um nó que costuma nos prender. É nesse ponto crucial que o desapego clama pela nossa liberdade.

Os ensinamentos budistas têm alguns preceitos que ressaltam a prática do desapego: “simplificar a vida, cultivar a gratidão, desenvolver a compaixão, aceitar a impermanência”. O hábito de praticar o desapego há de nos valer o esforço, se tivermos consciência de que viver um bom presente nos fará orbitar entre as mais sublimes energias cósmicas. O “Z” nos ofereceu um guia para este início de ano e sempre haverá tempo de agir em função de uma vida melhor, com vistas para o futuro na plenitude do amor, da saúde e da prosperidade. Cada amanhecer é uma janela que se abre ao novo.

Transformar 2025 em uma “relação saudável entre treino e alimentação”, pode ser até uma prova de fogo, pois o ano começa com festas, guloseimas e férias. Como não podemos deixar para amanhã o que deveria ter sido feito ontem, as dicas de A VOZ DA SERRA são para o ano inteiro. Além de refeições balanceadas e da manutenção de energias positivas nas relações humanas, a atividade física é fundamental para alcançar metas estabelecidas. Reduzir a inatividade é, inclusive, “uma das metas da Organização Mundial de Saúde”. Várias empresas estão percebendo o valor do movimento físico na rotina de seus colaboradores, o que reflete, também, melhor desempenho no trabalho.

Em ‘Esportes’, Vinicius Gastin anuncia que o ex-fisioterapeuta do Frizão, é mais um friburguense a se destacar nos esportes. Trata-se de Junior Arrais, que atuou no Friburguense e tem, entre outros valores, formação universitária na Estácio de Sá, é mestre em Ciências da Reabilitação, pós-graduado em Termografia, Fisiologia Esportiva, Nutrição Esportiva, Fisioterapia Ortopédica e Ciências do Esporte. Ufa! Parabéns!

A charge de Silvério coloca o Cão Sentado de “cabelo em pé”, alertando para o risco de acidentes domésticos, especialmente, com crianças. Liz Tamane trouxe dicas de como lidar com quedas, queimaduras, cortes, intoxicações e até afogamentos. A lúdica brincadeira de empinar pipas deve ser sempre em locais seguros, assistida por adultos.

“Chegou Bento!” – Esse é um destaque da coluna “Sociais” pois os bisavôs Tony Ventura e Faninha não cabem em si de tanta “ventura”. Os avós, Marília e Marcelo e os pais do lindo bebê, Alice e Bernardo, todos estão agraciados com o pequeno Bento. Aos aniversariantes, Vinicius Gastin e Victor Farsoun, os votos de feliz novo ciclo. Alex Santos, CEO da EcoModas e colunista no jornal, foi nomeado “Embaixador Lixo Zero”. A conquista é mais do que merecida por seu envolvimento com preservação do meio ambiente. Seu trabalho, além de sustentável, é inspirador e abre caminhos.

         A “Capelinha de Melão”, como é chamada a igreja de São Pedro da Serra, completando 160 anos nesta quarta-feira, 22. A mais antiga da Região Serrana ganhou um sino com o Brasão Imperial, presente de Dom Pedro II. No esplendor de sua edificação, acompanha a história do distrito, ao mesmo tempo em que compõe seu legado na vida friburguense.

         Falando em datas, o mês de abril não tarda e o Jornal A VOZ DA SERRA completará 80 anos de sua fundação. Marquemos, pois, em nossa agenda, 07 de abril, com vivas para este fiel escudeiro que acompanha o dia a dia da nossa cidade, estando sempre à frente de seu tempo, com credibilidade e respeito por sua missão de ser a VOZ de Nova Friburgo para o mundo. Avante, meu povo! Faltam apenas 76 dias.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.