Um gentil aceno à Daniela Santi

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

As pessoas partem desta vida e deixam saudosas memórias. Suas histórias são marcadas por fatos por elas construídos, que podem se transformar em ensinamentos que vão enriquecer os modos de ser e fazer das pessoas de um ou de todos os lugares, que vão ser transmitidos dia a dia e, possivelmente, passados de geração em geração. 

Tive pouco contato com Daniela Santi, entretanto foram momentos significativos, que me deixaram registros de ideias motivadoras do fazer literário, seja em que estilo for. 

Formada em Artes Cênicas, Daniela dedicou sua vida ao teatro. Foi dramaturga, diretora e professora, além de realizar atividades importantes na cultura friburguense. Foi também poeta, o que não poderia deixar de ser pela sua sensibilidade artística. O último trabalho dela, como autora do texto infantil e diretora, foi “As aventuras de Rajado e Branquinha - Rádio PRK9”, apresentado em março deste ano, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo. Suas montagens sempre foram cuidadosas e belas, coloridas e alegres. Transmitiam em cada cena seu amor pelas artes cênicas.

Quando conversei com Daniela sua voz tinha amadurecida sonoridade.  Foi um longo e agradável bate-papo sobre teatro, até porque eu tinha experiência como dramaturga (construção e adaptação de texto) e produtora. Falamos sobre os desafios da encenação e suas quase insuperáveis dificuldades. 

Sua trajetória foi marcada por esforços em conquistar o sonho de ver no palco sua criação, de ensinar sua arte, transformar seu pensamento em literatura através da dramaturgia e da poesia. Há tantos heróis entre nós movidos pelo amor à arte que sempre encontram uma forma de compartilhar com tantos outros que sustentam ideais afins.

Daniela foi e deixou em mim a sua voz, que me faz buscar projetos deixados nas gavetas, onde reúno meus melhores guardados. Por certo, deixou um legado artístico aos que pretendem encontrar na arte a alegria de realizar projetos culturais, apesar de todos os desafios e dificuldades. 

Salve, Daniela, você partiu iluminada. As estrelas estão convidando você para entrar na ciranda criativa do universo!

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.