Agricultores familiares poderão ter direito a Seguro Rural

Indicação legislativa foi aprovada pela Câmara. Falta a concordância do prefeito para criação de projeto de lei
sexta-feira, 02 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A estiagem ou as chuvas fortes, muitas vezes acompanhadas de granizo e outros fenômenos naturais, por diversas vezes provocam estragos nas lavouras de Nova Friburgo, prejudicando, principalmente, os agricultores familiares. Com o objetivo de diminuir esses prejuízos, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Indicação Legislativa, de autoria do vereador Dirceu Tardem, que cria no município o Seguro Rural para esses trabalhadores. 

Para o Seguro Rural ser instituído através de lei municipal, falta a apreciação do prefeito Johnny Maycon. Se ele concordar com a proposta, a Prefeitura de Nova Friburgo deverá elaborar um projeto de lei que será novamente enviado à Câmara para apreciação e votação dos vereadores. Se o projeto for aprovado, aí sim deverá ser sancionado pelo prefeito tornando-se lei.

De acordo com a proposta de indicação legislativa, o Programa Municipal de Apoio à Agricultura Familiar será mantido pela Secretaria de Agricultura, da prefeitura, pasta responsável também por coordenar o cadastro das famílias de agricultores rurais. A Secretaria de Agricultura também deverá criar um selo de identificação e uma cédula de identidade para os inscritos. Nos termos da lei, será considerada uma atividade de agricultura familiar aquela que não detenha, a qualquer título, área maior do que quatro módulos fiscais, utilizando mão de obra familiar de forma predominante e que tenha a atividade rural como principal fonte de renda.

O Seguro Rural será custeado pelo município, e para fazer parte do cadastro, o agricultor terá que apresentar a Inscrição Estadual de Produtor Rural e a inscrição DAP/Pronaf.

“A medida que se propõe é sobretudo para proteger as famílias do campo com a criação de um programa voltado ao incentivo da produção rural deste município gerando emprego, renda e produção agrícola”, justifica o vereador Dirceu Tardem.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: