O Programa Empoderadas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realiza, a partir das 14h, nesta quarta-feira, 3, série de atividades voltadas à prevenção e ao combate da violência contra a mulher, no campus da UERJ de Nova Friburgo, que fica na Rua Hormindo Silva, nº 25 - Lagoinha. O evento é gratuito e aberto ao público. Qualquer moradora da região que desejar, está convidada a participar.
Durante a ação, Erica Paes, especialista em Segurança Feminina, criadora e responsável pelo Programa Empoderadas, vai comentar sobre dados recentes de violência contra a mulher e abordar assuntos voltados à prevenção. Juntamente a ela, demais integrantes do Programa, também graduadas em artes marciais, participam das atividades. O grupo vai ministrar aulas de autodefesa e técnicas de fuga em tatames.
Erica explica que ações como esta são importantes porque visam a conscientização como ferramenta de combate à violência contra a mulher. “Vivemos em um país em que a mulher tem mais de 150% de chances de ser vítima de ataque criminoso do que um homem. Essa ação em Nova Friburgo é fundamental para a formação completa das estudantes do campus, como para todas as demais mulheres da comunidade local. Somente em 2022, dados do Ministério dos Direitos Humanos apontam que mais de 120 mil mulheres sofreram alguma violação dos seus direitos no Brasil.”, refletiu Érica.
Atualmente, o Programa Empoderadas conta com 54 polos, localizados em diferentes áreas do estado do Rio de Janeiro. Na Região Serrana, o polo fica na cidade de Duas Barras e, no próximo dia 24, será inaugurado o de Bom Jardim.
Em cada um deles, são oferecidos, gratuitamente, treinamento de autodefesa e fuga, cursos profissionalizantes e rede de apoio que conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para um melhor acolhimento das mulheres assistidas.
Demais informações sobre o Programa e de como participar estão disponíveis no perfil @empoderadas.rj no Instagram.
Deixe o seu comentário