Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
AVS é um banquete literário farto e completo!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Brincadeiras ao ar livre em Nova Friburgo estão difíceis com o tempo chuvoso que permanece em nossa região. Por isso mesmo, Christiane Coelho, nos apresentou uma reportagem pra lá de oportuna na edição do último fim de semana: “Férias com chuva. Como fazer atividades com as crianças em casa?”. Convidada a participar da matéria, a neuro educadora, professora, Claudinha Aguiar, destacou: “Brincar é sair da zona de conforto, estimular a criatividade, desenvolver habilidades é a linguagem universal da criança, que vem sendo tirada pela agenda cheia e o uso das telas”.
Entre as sugestões de Claudinha estão colagens, jogos de tabuleiro, circuito de obstáculos, massinha caseira, escavação no gelo, seu mestre mandou, pintura com guache no banheiro, colagens, desenhos e cores. A escavação no gelo eu experimentei: um brinquedinho dentro de uma vasilha com água colorida no congelador. Escavar o gelo foi sensacional e minha neta quer mais. Falando em neta, outro dia brincamos de “cantando na chuva”, imitando o filme, na cena de Gene Kelly. Material necessário: bota ou galocha, capa, guarda-chuva e muita poça d´água. É bem divertido!
Há opções na cidade de colônias de férias com uma programação diversificada em vários locais, com destaque para o Country Clube, Sesi, Sesc e a escola Miosótis. Se a chuva der uma trégua, um passeio pelo Country vai encantar a criançada. O Espaço Arp, com brinquedos exclusivos, em ambiente seguro e tranquilo, oferece o Garden Kids, para “o livre brincar” onde não faltam alegria e muita diversão. Que beleza!
O astro-rei vai voltar ainda no verão! Com esse otimismo, o jornal trouxe dicas de como “se proteger sem deixar de bronzear a pele”. Fracionar a exposição ao sol e usar filtro solar com fator mínimo 30 são cuidados importantes. Os olhos também requerem atenção especial quanto a uso de óculos que filtrem 100% da radiação.
O atendimento de cirurgia cardíaca do SUS no Hospital São Lucas, desde 1º de dezembro, passou a ser realizado com duas equipes cirúrgicas: a existente, há 25 anos, liderada pelo estimado dr. Gustavo Ventura e, a mais recente, cuja relação de integrantes ainda não foi divulgada. Às duas equipes e aos pacientes, sucesso sempre.
Sobre a saúde das finanças, os dados apontam que os brasileiros em 2022, retiraram mais dinheiro da caderneta de poupança do que depositaram e o resultado poderia ser ainda pior se não fosse o mês de dezembro que superou os saques. Em contrapartida, aumentaram os golpes relativos a valores a receber e o Banco Central alerta para que os usuários descartem os links com propostas de resgates de valores. As consultas e os saques continuam sem previsão de retorno e quando o sistema voltar a funcionar será permitido saque por herdeiros e representantes legais de falecidos.
Nova Friburgo está em 3º lugar na geração de empregos entre os 81 municípios do Estado do Rio de Janeiro com até 265 mil habitantes. Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Governo Federal. Nota 10 também para as águas do Rio Cascatinha. Já o Córrego Dantas não teve a mesma pontuação com a classificação ruim de sua água. Em “Há 50 anos”, a feira livre do Suspiro ganhava sua grande obra, o Mercado do Produtor. Em “Sociais”, Layse Ventura, nossa querida, festejando a idade nova. No Dia de Reis, dr. Elzo Porto e Maria Auxiliadora festejaram Bodas de Ametista, na feliz união de 55 anos de casados. Também no dia 6, Dalton Carestiato tomou posse no Conselho Diretor do Cefet/RJ, para uma gestão de quatro anos. Que beleza! Parabéns a todos pelas comemorações.
A charge de Silvério, sempre educadora, me lembrou um casinho. Em 1996, quando foi lançada a campanha “Se beber não dirija”, minha filha caçula tinha 4 anos. O slogan fazia sucesso nos meios de comunicação. Um dia, chega uma tia, viu a menina tomando refrigerante, antes do almoço, e disse: “Para de beber, garota!”. Foi a conta para a criança responder: O que é que tem, tia? Eu não vou dirigir!!”. E rimos muito! Se rir é o melhor remédio, que possamos ter muitas e boas gargalhadas em 2023!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário