De acordo com a prefeitura, até a última quinta-feira, 24, foram aplicadas em Nova Friburgo 13.623 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, o que corresponde a 45,41% do público alvo. A Secretaria Municipal de Saúde calcula existam 30 mil crianças na faixa etária autorizada para a vacinação: entre 5 e 11 anos. “Nos últimos tempos temos notado como a vacinação tem feito diferença no cenário da pandemia, principalmente naqueles que estão com o esquema vacinal completo. A Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para ampliar a cobertura vacinal em Nova Friburgo, e, por isso, contamos com o apoio e conscientização de toda a população para que procurem a imunização contra o coronavírus”, enfatiza Nicole Cipriano, secretária de Saúde.
A prefeitura informou também que até o último dia 17, foram aplicadas 77.191 primeiras doses de reforço no município. Na população acima de 12 anos, a adesão à vacina contra à Covid-19 está acima dos 90%. Até o último dia 17, pelo menos 94,6% haviam tomado a primeira dose da vacina e 96,61% estavam com esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). Até essa data, haviam sido utilizadas no município 392.411 doses de cavinas contra a Covid-19.
Nesta terça, 29, acontecerá uma reunião entre as coordenações de Imunização e do Programa Saúde na Escola (PSE), Gerência de Promoção em Saúde, representantes das escolas municipais e as coordenações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para propagar as informações corretas e orientações sobre a vacina pediátrica contra Covid-19.
Além disso, na Semana da Saúde na Escola, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) irão até as escolas para um diálogo democrático e técnico sobre a importância da imunização em geral, desfazendo as fakes news (notícias falsas) e tirando dúvidas dos pais e responsáveis. Obedecendo às dinâmicas escolares e a liberdade de opinião, as rodas de conversa serão realizadas ao final das aulas para quem desejar participar.
Essa é uma ação de estímulo para aumentar a cobertura vacinal na faixa etária de 5 a 11 anos em Nova Friburgo que ainda é considerada baixa pela Secretaria Municipal de Saúde, que vem traçando estratégias para aumentar o número de vacinados. E, assim, cumprir as recomendações da Defensoria e do Ministério Público que visam o mesmo objetivo, que é aumentar a imunização dos menores no município.
Deixe o seu comentário