Pouco mais de 45% das crianças friburguenses foram vacinadas

Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social farão ações de conscientização sobre a importância da campanha
terça-feira, 29 de março de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Pouco mais de 45% das crianças friburguenses foram vacinadas

De acordo com a prefeitura, até a última quinta-feira, 24, foram aplicadas em Nova Friburgo 13.623 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, o que corresponde a 45,41% do público alvo. A Secretaria Municipal de Saúde calcula existam 30 mil crianças na faixa etária autorizada para a vacinação: entre 5 e 11 anos. “Nos últimos tempos temos notado como a vacinação tem feito diferença no cenário da pandemia, principalmente naqueles que estão com o esquema vacinal completo. A Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para ampliar a cobertura vacinal em Nova Friburgo, e, por isso, contamos com o apoio e conscientização de toda a população para que procurem a imunização contra o coronavírus”, enfatiza Nicole Cipriano, secretária de Saúde.

A prefeitura informou também que até o último dia 17, foram aplicadas 77.191 primeiras doses de reforço no município. Na população acima de 12 anos, a adesão à vacina contra à Covid-19 está acima dos 90%. Até o último dia 17, pelo menos 94,6% haviam tomado a primeira dose da vacina e 96,61% estavam com esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). Até essa data, haviam sido utilizadas no município 392.411 doses de cavinas contra a Covid-19.

Nesta terça, 29, acontecerá uma reunião entre as coordenações de Imunização e do Programa Saúde na Escola (PSE), Gerência de Promoção em Saúde, representantes das escolas municipais e as coordenações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para propagar as informações corretas e orientações sobre a vacina pediátrica contra Covid-19.

Além disso, na Semana da Saúde na Escola, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) irão até as escolas para um diálogo democrático e técnico sobre a importância da imunização em geral, desfazendo as fakes news (notícias falsas) e tirando dúvidas dos pais e responsáveis. Obedecendo às dinâmicas escolares e a liberdade de opinião, as rodas de conversa serão realizadas ao final das aulas para quem desejar participar.

Essa é uma ação de estímulo para aumentar a cobertura vacinal na faixa etária de 5 a 11 anos em Nova Friburgo que ainda é considerada baixa pela Secretaria Municipal de Saúde, que vem traçando estratégias para aumentar o número de vacinados. E, assim, cumprir as recomendações da Defensoria e do Ministério Público que visam o mesmo objetivo, que é aumentar a imunização dos menores no município.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina