Em Petrópolis, a plataforma #ajudapetropolis (ACESSE AQUI), criada por um grupo de moradores e empresários, mostra em tempo real as necessidades imediatas de cada bairro e indica os pontos de coleta, além do nome e do contato dos responsáveis pela distribuição.
Segundo os criadores, a iniciativa surgiu para organizar, de forma otimizada, a distribuição de donativos, que chegam de todas as partes.
Uma das mais tradicionais empresas de transporte e logística de Nova Friburgo, a Frilog, entregou no último sábado, 19, em Petrópolis, cerca de 20 toneladas de doações de friburguenses a vítimas da enxurrada que devastou a cidade vizinha semana passada.
Segundo Jackson Thedin, que administra a empresa juntamente com seus irmãos, foram enviados três caminhões de carga lotados, sendo dois de Friburgo e outro de Itaboraí. Os donativos são principalmente água, material de limpeza, alimentos não perecíveis e eletrodomésticos usados, além de roupas.
A campanha de arrecadação de donativos foi feita em conjunto com instituições da cidade, como Rotarys, Firjan, Casa Madre Roselli e Clube de Motoqueiros, entre outras.
Sincomércio e CDL enviam roupas íntimas
Também no sábado, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo enviaram para Petrópolis mais de duas mil peças de roupas íntimas arrecadadas junto a confecções locais. A iniciativa contou com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio RJ), que mandou à sede das entidades caminhão do programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ para buscar as doações.
“Na maioria das vezes, as pessoas não doam roupas íntimas. Então, o presidente do Sindicato do Comércio de Petrópolis, Marcelo Fiorini, e o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação, Germano Valente, nos trouxeram esse pleito, que foi rapidamente atendido graças à generosidade de confeccionistas de nossa cidade”, explicou o presidente do Sincomércio e da CDL, Braulio Rezende.
Ele mobilizou Luiza e Jeanine Sorrentino, donas de depósito de moda íntima, que recorreram a outra proprietária, Marta Ribeiro Bittencourt. As três obtiveram doações da Maré Lingerie, Lufi Lingerie e Pimenta Lingerie. Em pouco tempo, reuniram calcinhas, sutiãs e cuecas para adultos, calçolas e cuecas infantis, assim como pijamas, blusas, shorts e leggings.
“Não dá nem para descrever a sensação de colaborar neste momento, de reduzir o sofrimento dos moradores de Petrópolis. Nós já passamos por isso. Não consideramos nem ajuda: é o mínimo do mínimo que podemos fazer”, disse Luiza.
As peças chegaram ao prédio do Sincomércio e da CDL em 27 sacos plásticos grandes. Na manhã de sábado, o caminhão do Mesa Brasil retirou os donativos, além de mais roupas e brinquedos deixados na recepção das entidades, e os levou para o Gabinete Emergencial instalado pela Fecomércio no Palácio Quitandinha, pertencente ao Sesc, que vem funcionando como hotel para equipes de resgate e ponto de coleta de doações.
“Agradecemos aos confeccionistas de Nova Friburgo pela pronta resposta à nossa solicitação. Eles imediatamente nos remeteram as peças, que serão de enorme valia para quem perdeu tudo e depende, agora, da nossa solidariedade”, disse Braulio.
Oi amplia ações emergenciais
A empresa de telefonia Oi também anunciou a ampliação de ações emergenciais de seus serviços para clientes de Petrópolis. A companhia está flexibilizando por dez dias a data para pagamento das faturas com vencimento entre 14/2 e 7/3 para clientes que moram em Petrópolis, mantendo o serviço mesmo após o vencimento da conta, caso os clientes não consigam pagar em decorrência dos estragos causados pelos temporais.
A Oi também está oferecendo pacote de 5GB gratuito para clientes pré-pago ou controle, além de garantir a manutenção de internet dos clientes pós-pago mesmo após o consumo total da franquia. As iniciativas visam a garantir a comunicação dos clientes e permitir o acesso às informações de segurança, hospitais e abrigos, além de outros serviços públicos disponibilizados para atendimento à população.
Desde que a cidade foi castigada pelos temporais, a Oi mobilizou equipes de emergência para trabalharem no restabelecimento de serviços afetados. Com isso, a companhia conseguiu garantir a manutenção dos seus serviços na região. Em função das condições de acesso das equipes a diversos pontos da cidade que foram destruídos, alguns clientes podem enfrentar dificuldades de comunicação. As equipes da Oi continuam de prontidão para atendimento imediato, dentro das condições de segurança permitidas para atuação de seus técnicos.
Para mais informações, os clientes podem acessar os canais digitais pelo (31) 3131-3131, *144, 1057, 10331 ou 0800 031 8000.
Campanhas em Friburgo
Em Nova Friburgo, continuam em curso diversas campanhas de solidariedade aos desabrigados. São necessários itens de higiene pessoal, água, roupas, calçados, roupas de cama, mesa e banho, além de alimentos não perecíveis. A VOZ DA SERRA reuniu algumas campanhas em andamento. Faça sua parte e ajude as vítimas da tragédia de Petrópolis. Os locais de arrecadação são:
-
Os clubes de Rotary coletam doações no Grupo de Promoção Humana (GPH), na Praça de Sant'Ana, 85, Cônego;
-
O GPH também está aceitando doações através de sua conta-corrente - é só identificar a doação com ‘SOS Petrópolis’ - Banco do Brasil: agência 0335-2, C/C: 6021-6, CNPJ: 30.552.996/0001-09 (Pìx).
-
Todos os batalhões da PM do Estado do Rio, inclusive o de Nova Friburgo também recebem doações, assim como a 151ª DP e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam);
-
9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-NF), na Praça Presidente Getúlio Vargas, 89, Centro;
-
Friburgo Shopping, na Praça Getúlio Vargas, 139, Centro;
-
Casa Madre Roselli, na Rua General Osório, 226, Centro;
-
A Diocese de Nova Friburgo também aderiu a corrente do bem e recebe doações. Os pontos de arrecadação são: Cáritas Diocesana, na Rua Pergentino José Saippa, 4, Duas Pedras, telefone: (22) 2521-1203; Catedral São João Batista, na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira, 23 - Centro, e Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro;
-
Cruz Vermelha, na Praça Getúlio Vargas, 92;
-
Igreja Luterana de Nova Friburgo, na Rua Américo Zamith, 1, Centro, também recolhe donativos para os petropolitanos até domingo, 20, como materiais de limpeza, itens de higiene pessoal e água mineral;
-
Doações também podem ser feitas para a conta da Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe). Banco Itaú: Agência 0978, C/C: 000731-8, CNPJ: 27.972.892/0001-49, Pix: 27972892000149;
-
O Espaço Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, é outro ponto de arrecadação da Cruz Vermelha e recebe itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis;
-
Os animais também precisam de ajuda. A PetFarma, na Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros, 40, Paissandu, está aceitando rações para os bichinhos desamparados;
-
A clínica veterinária Auqmia, na Rua Gonçalves Dias, loja 30, Centro (saída do estacionamento do Cadima Shopping) está recebendo rações, sachês de alimentos e medicamentos para os animais;
-
Centro de Turismo, Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 17h30;
-
Sede da Guarda Civil Municipal, na Avenida Alberto Braune, 223 (antiga rodoviária Leopoldina) - 24h por dia;
-
Hospital Raul Sertã, das 8h às 17h;
-
A Firjan também está realizando uma campanha com objetivo de atender a população e empresas vítimas da tragédia. As contribuições podem ser feitas através da seguinte conta da rede ‘Firjan Sesi Solidariedade’. Banco do Brasil, Ag: 3309-X, C/C: 6641-9, CNPJ: 03.851.171/0001-12 - Sesi, Pix: sospetropolis@firjan.com.br;
-
Campo do Amparo Futebol Clube, na Rua 10 de Outubro, s/n, Amparo;
-
Restaurante Fogão a Lenha, Rua Antônio Lugon, 141, Amparo;
-
O Sindvest está arrecadando peças íntimas para as famílias vítimas das chuvas. Os locais de entrega são: Frilog, na Estrada Friburgo-Teresópolis, km 2, Córrego Dantas, das 8h às 18h; Transportadora Generoso, na Avenida Antonio Mário de Azevedo, 3308 - Área 3, Duas Pedras, das 8h às 18h; Sindvest, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, Centro, das 8h às 18h. As doações podem ser feitas até terça-feira, 22;
-
A SOS Serra, uma organização comunitária fundada em abril de 2021 com o objetivo de ajudar famílias petropolitanas em necessidade e apoiar na saúde pública está recebendo doações através do Pix (24) 9 9303-8885 (Associação SOS Serra);
-
Acianf, na Avenida Alberto Braune, 111 - sobrado - Centro;
-
Apae, na Rua Ventura Spargoli, 292 - Conselheiro Paulino.
Deixe o seu comentário