A portaria 6.181, publicada nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, autoriza as clínicas credenciadas ao Detran.RJ a realizarem os exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica dos motoristas mediante o pagamento também em cartões de débito, pix e transferências bancárias. Atualmente, as clínicas só aceitam o pagamento com dinheiro em espécie.
De acordo com a portaria, as clínicas terão prazo de 30 dias, a partir da publicação no D.O., para se adequarem às novas determinações. As clínicas poderão pedir que os usuários apresentem um comprovante do pix ou da transferência bancária no ato de realização dos procedimentos agendados. Não haverá aumento de valor cobrado pelos serviços por cartões, pix ou transferência.
“Com a ampliação dos meios de pagamento dos exames vamos melhorar a qualidade de atendimento aos cidadãos fluminenses. O Detran.RJ vem se modernizando, oferecendo cada vez mais serviços digitais. Nada mais correto do que acompanhar também a modernização dos serviços bancários, estendendo à população do nosso estado o pagamento às clínicas por diferentes meios que não sejam apenas com dinheiro em espécie”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
O exame de aptidão física e mental é exigido para emissão ou renovação da carteira nacional de habilitação (CNH), e o pagamento é feito diretamente à clínica credenciada. Depois de comparecer a um posto do departamento com os documentos necessários para o serviço que agendou, o usuário recebe o nome de uma clínica credenciada da região de sua residência ou de sua atividade profissional. A clínica é indicada eletronicamente pelo sistema informatizado.
Deixe o seu comentário