O projeto "De Olho no Futuro", que visa proporcionar a assistência oftalmológica gratuita aos alunos da rede municipal de ensino, é fruto de uma parceria firmada desde 2003 entre a Secretaria Municipal de Educação com o Rotary Clube de Nova Friburgo, coordenado por Márcia Carestiato. No último sábado, 6, foi realizada a primeira etapa do programa neste ano, que é o exame oftalmológico para os estudantes no Centro Oftalmológico de Nova Friburgo, no Centro. Ao todo, 52 alunos, de 24 unidades escolares, foram selecionados para o atendimento pelo projeto em 2021. A Secretaria de Educação também distribuiu um kit com frutas e outros alimentos para os estudantes que foram fazer o exame.
O programa "De Olho no Futuro" funciona da seguinte forma: o professor, em sala de aula, é capacitado para perceber a necessidade do aluno em enxergar corretamente e realizar a triagem inicial por meio da tabela de Snellen, um teste simples que possibilita a detecção da dificuldade de visão do estudante. Após isto, há o encaminhamento para o exame oftalmológico providenciado pelo Rotary Clube e executado pelo médico Alexandre Alvarez Ribeiro. Sendo confirmada a necessidade do estudante ter que usar óculos, é providenciada a entrega às crianças.
A secretária de Educação de Nova Friburgo, Caroline Klein, destaca a importância das parcerias para que trabalhos importantes, como o do projeto "De Olho no Futuro", possam ser realizados. "É muito interessante mantermos as parcerias, pois elas agregam muito, principalmente para os nossos alunos. Agradecemos pela continuidade do programa", observou.
Deixe o seu comentário