Um mineiro apaixonado por Nova Friburgo, o tricolor mais conhecido da cidade, reverenciado por sua simpatia e amado por seus clientes, sobretudo as crianças. Assim era César Loyola de Oliveira Namer, dono do restaurante Arroz com Feijão, no início da Avenida Alberto Braune.
Nascido em Carangola (MG) em 27 de março de 1948, César chegou a Nova Friburgo em 1966, para um passeio. Na intenção de tomar um banho de mar em alguma cidade do Estado do Rio, o mineiro logo que chegou percebeu que na serra não tem praia, mas descobriu um amor incondicional por cada detalhe das montanhas da cidade: “Eu vim aqui para passar alguns dias e já estou há mais de 50 anos”, contou certa vez.
César acompanhou todas as transformações da cidade. Ganhou destaque como empreendedor não só pelo tempero tradicional do seu restaurante na Avenida Alberto Braune, mas pela simpatia. Ninguém passava por sua mesa sem receber uma frase descontraída, um olhar compreensivo ou um desconto especial na hora de fechar a conta.
Em outubro de 2017, César recebeu da Alerj o título de Cidadão Fluminense. A homenagem foi proposta pelo então deputado estadual Wanderson Nogueira.
“César representa a valorização do homem comum. É uma figura carismática, com um olhar muito humanizado e sua simplicidade nos encanta. Ele simboliza a valorização do homem comum que leva este Estado adiante todos os dias com esperança e gentileza”, disse Wanderson no dia da homenagem.
César faleceu nesta quarta-feira, 3, vítima de um infarto, e deixa viúva Lúcia Helena Peres Valente Namer.
Deixe o seu comentário