Atraso na vacinação faz prefeito trocar equipe de imunização

Questionamento sobre doses guardadas para segunda aplicação foi feita por colunista de A VOZ DA SERRA
segunda-feira, 05 de julho de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Atraso na vacinação faz prefeito trocar equipe de imunização

Depois da denúncia de que a Prefeitura de Nova Friburgo está guardando 30% das doses recebidas, feita pelo jornalista Wanderson Nogueira, na coluna Observatório do A Voz da Serra, no dia 30 de junho (RELEMBRE AQUI), houve uma reação em cadeia nas redes sociais pedindo a agilização da vacinação em Nova Friburgo. No sábado, 3, o prefeito Johnny Maycon fez um pronunciamento, nas redes sociais da prefeitura, reconhecendo o atraso da vacinação e anunciando a mudança de toda equipe da coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. “Todas as vezes que os cidadãos sinalizarem falhas na gestão, indícios de inércia e falta de comprometimento de agentes públicos, tomaremos as medidas que nos compete para melhorar a prestação dos serviços públicos.”


No pronunciamento, o prefeito ainda sinalizou que “agora, com a nova equipe, Nova Friburgo vai ter o dinamismo que toda população espera e merece. Vamos acelerar, porque, de fato, reconhecemos que estamos atrasados na vacinação.”

Ele disse ainda que essa semana, vai manter o cronograma já divulgado, mas garantiu que a partir da próxima semana, terá uma grande mobilização para vacinar os munícipes e garantir a segurança plena a todos os friburguenses. “Quero aqui pedir desculpas, pedir perdão pela nossa falha e dizer que todas as vezes que houver um clamor popular, mostrando que existem indícios de irregularidades, a gente vai fazer como nesse momento, as devidas análises e identificando que erramos ou que precisam ser realizadas mudanças, sempre o faremos, sempre na busca de soluções e de gerar contentamento e satisfação a toda população”, disse ele.
 

Imunização passa a ser responsabilidade da Atenção Primária

De acordo com a nota enviada pela Prefeitura, a partir desta semana, a Atenção Primária, ligada à Subsecretaria de Atenção Básica será a responsável pela coordenação de imunização de Nova Friburgo. E a nova coordenadora de imunização passa a ser a enfermeira de carreira Aline Abre. Antes, a responsabilidade estava com a Vigilância em Saúde, que continuará auxiliando nas demandas, conforme necessário. Foram afastados os agentes públicos conforme decretado necessidade pela gestão municipal. A enfermeira Fabíola Braz Penna continua no cargo de Subsecretária de Vigilância em Saúde.

A prefeitura enformou ainda que “a coordenação irá se reunir para realizar um planejamento de ampliação da vacinação. A expectativa é que a imunização avance mais rapidamente. Sobre mutirões, a Subsecretaria de Atenção Básica também irá avaliar a possibilidade.”
A secretária de saúde, Nicolle Cipriano informou que deverá ser elaborado um calendário divulgando os dias de vacinação das próximas idades a serem imunizadas. “Com as doses que já tempos, há margem de segurança para avançarmos na vacinação”, explicou ela.

Entenda o que aconteceu
              

Com as informações das redes sociais, muitos friburguenses começaram a questionar o avanço nas vacinações em todas, contemplando faixas etárias de 30, 40 anos em diversas cidades e as cidades e, em Nova Friburgo ainda vacinando primeira dose de pessoas com 53 e 54 anos nesta semana. Muitos friburguenses decidiram ir a essas cidades para antecipar a imunização.

A VOZ DA SERRA, observando esse movimento questionou, na sexta-feira, o motivo da reserva das doses para a segunda aplicação, o que poderia ser um dos motivos do atraso da vacinação. Em nota, a prefeitura informou que “Até a última quinta-feira, 2, havia 22.921 doses restantes. Desse número, a maioria é para a segunda aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde está reservando a quantidade necessária e suficiente para a segunda aplicação dos friburguenses que já se imunizaram com a primeira dose.”
               

Disse ainda que, “no município, até a última quinta-feira, 71.508 doses para a primeira aplicação foram usadas e 24.443 para a segunda. Subtraindo esse quantitativo, concluímos que faltam 47.065 friburguenses para receberem a segunda dose e completar o esquema vacinal.”


Além disso, outro questionamento nas redes sociais é sobre os poucos dias destinados à vacinação contra a Covid-19, diferente do que é observado em outros municípios, que vacinam nos finais de semana e com horários ampliados. Na nota, a prefeitura informou que “A vacinação contra a covid-19 não é feita somente em dois dias da semana, tendo em vista, por exemplo, que na próxima semana, a primeira aplicação será realizada na segunda e terça e a imunização de friburguenses com a segunda dose às quarta, quinta e sexta.“

LEIA MAIS

Governo cria auxílio-transporte, alimentação e hospedagem para pacientes de radioterapia

Com prazos descumpridos, usuários reclamam de espaço improvisado "apertado e sem condições"; Prefeitura alega paralisação para ajustes e promete obra em "fase de acabamento".

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 20, um balanço do Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado, 18,

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra