Nesta quarta-feira, 20, a terra natal do autor da obra-prima “Os Sertões”, vai comemorar os 155 anos de nascimento do cantagalense Euclides da Cunha. Para marcar a data, um grupo de amigos, unidos por laços que passam pelo interesse na obra euclidiana e ligação com Cantagalo, organizou evento virtual para o lançamento do livro “Escritos euclidianos – vol.2”, leituras e conversa sobre o consagrado autor.
O projeto “Escritos euclidianos”, promovido também pelos movimentos de Cantagalo, conta com a parceria da Academia Volta-redondense de Letras (AVL), se propõe a reunir textos que versam sobre Euclides e sua obra, ou tenham o universo euclidiano como inspiração.
O resultado é um livro eletrônico (e-book) distribuído gratuitamente. Neste evento será lançado o segundo volume da série, que conta com a participação do professor Leopoldo Bernucci, um dos maiores especialistas da obra de Euclides, atualmente, do escritor e poeta Marco Lucchesi, atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), o premiado escritor Milton Hatoum, entre outros grandes nomes do euclidianismo.
O livro poderá ser obtido gratuitamente a partir desta quarta-feira, 20. Para baixar o volume 1 da série acesse https://www.avl.org.br/livros/.
Na programação de “Euclides, 155” constam: uma mesa que discutirá o legado do texto amazônico de Euclides; leitura dramatizada do texto “Estouro da boiada”, trecho icônico de “Os Sertões”, com os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins; e leituras e partilhas de textos da obra do escritor.
O evento será realizado na plataforma Google Meet. Para participar é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no link https://cutt.ly/euclides155 . O link da sala será enviado para e-mail cadastrado na inscrição.
Será fornecido certificado de participação. Basta solicitar no formulário de inscrição. Visite a página no Instagram @encontroseuclidianos
Programação
19h - Lançamento do livro com a mesa-redonda “O legado dos textos amazônicos de Euclides” | Anélia Pietrani, Fabiana Corrêa e José Huguenin (mediador)
19h50 - Leitura dramatizada do trecho “Estouro da boiada”, de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.
20h - “Euclides de cabeceira” - Leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários | Igor Ferreira, Léa Costa, Rachel Bueno, Rick da Cunha (mediação).
20h50 - Conversa livre.
Deixe o seu comentário