Rotary Club Nova Friburgo adere às novas tecnologias para ampliar suas ações

Encontro virtual reuniu sócios e convidados para confraternização com show musical ao vivo
sábado, 11 de julho de 2020
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Divulgação: Rotary Club Nova Friburgo
(Fotos: Divulgação: Rotary Club Nova Friburgo

“Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade há mais de 110 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor”, lembrou o presidente do Rotary Club Nova Friburgo, Antônio

Carlos Celles Cordeiro, referindo-se à fundação do primeiro Rotary, nos Estados Unidos. 

Foi com esse espírito de coletividade que os membros do mais antigo clube de serviços da cidade, decidiram seguir com as reuniões através do aplicativo Zoom, visando amenizar a crise sanitária e econômica provocada pela Covid-19. A iniciativa pretende manter de forma virtual a mesma dinâmica das reuniões semanais realizadas em sua sede até ser decretado o fim do isolamento social devido à pandemia, com jantar e show do músico Pedro Friedrich. 

“Foi a maneira que encontramos para dar um gás ao trabalho de profissionais que estão afastados de suas funções, em setores que estão parados, como o de alimentação e o artístico”, explicou Antônio Carlos. “Essas reuniões são promovidas semanalmente há 70 anos, para discutir projetos, enquanto desfrutamos de  um jantar, em clima de companheirismo, que é um dos fundamentos do Rotary”, acrescentou.

Projeto para abrir portas

Segundo o presidente, a primeira reunião virtual contou mais de 40 pessoas, entre associados e convidados. O destaque foi a presença da mais antiga integrante do clube, dona Maria de Lourdes Celles Cordeiro, 94 anos, única remanescente do grupo presente ao evento de fundação do Rotary de Nova Friburgo, em 1950, no antigo Hotel Sans Souci. A seguir, Antônio Carlos conta como foi este primeiro jantar via aplicativo: 

“Realizamos nossa reunião semanal, como tem acontecido ao longo de 70 anos, só que desta vez em novo formato, através de videoconferência. Foi uma grata surpresa contar mais de 40 pessoas nesse encontro, não só rotarianos, mas acompanhados de seus cônjuges, numa confraternização agradável, que também atraiu antigos companheiros.  

Como o jantar é uma tradição nestas reuniões, tivemos a ideia de aproveitar para contratar um restaurante para entregar as refeições nas residências de cada participante. Além de desfrutar da companhia uns dos outros, como sempre fizemos, cumprimos com dois propósitos que nos moveram: promover o acolhimento que uma refeição em conjunto proporciona, como acontece quando em família ou entre amigos; e ajudar a movimentar a economia local, através dos profissionais de restaurantes, e também o pessoal da classe artística. 

O primeiro restaurante a nos atender foi o Brew.Bar.Q., e a cada semana teremos um fornecedor para os próximos jantares. Também inovamos convidando e prestigiando um artista local, que neste primeiro evento, foi o músico Pedro Friedrich. Esperamos que esta seja uma chance para ele abrir novas portas e ampliar seu público. Como os espaços em que os artistas costumam se apresentar estão fechados, torcemos para que esses convites sejam uma forma de divulgar os nossos artistas. Esse projeto será contínuo, com reuniões semanais. Nossa intenção é contribuir para ampliar o mercado de trabalho dos profissionais destes dois segmentos”, ressaltou Antônio Carlos.

Inovar para se adaptar aos novos tempos

Como o Rotary Clube é formado por profissionais de diversos setores há situações distintas, desde os que não pararam por atuarem em atividades essenciais, ou porque estão cumprindo isolamento social, explicou Antônio Carlos. “A tecnologia vem ajudando não apenas profissionalmente, mas também aproximando as pessoas, quebrando um pouco esse isolamento. Tudo isso proporcionou esta mudança. Como diversos membros passaram a usar ferramentas como o Zoom, a ideia de migração das reuniões para o ambiente virtual foi natural. Alguns já estavam familiarizados com as novas tecnologias e outros estão se adaptando. Mas todos estão gostando muito de retomar o convívio, ainda que a distância”, contou.

Segundo ele, a receptividade foi muito boa, mesmo porque todos precisam – e muito – trabalhar.

“Precisamos nos adaptar e procurar ver os aspectos positivos de uma reunião virtual. Menos tempo de deslocamento, possibilidade de ter palestrantes de qualquer lugar do mundo, de poder convidar um grande número de pessoas para participar de nossas reuniões abertas, entre outras. As possibilidades são muitas”, encerrou o presidente do Rotary Nova Friburgo.

História

O Rotary Club de Nova Friburgo, fundado em 18 de novembro de 1950, é um clube membro do Rotary International, organização fundada há 110 anos, com 1,2 milhão de associados em 35 mil clubes em todo o mundo. A missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Conselho Diretor 2020 - 2021

Presidente: Antônio Carlos Celles Cordeiro; Vice-presidente: Rosângela Caterina Cassano; Comissão de Administração: Ricardo Lengruber Lobosco; Comissão de DQA: Rodrigo Gonçalves Guimarães; Comissão Imagem Pública: Carla Adriana Lucho; Comissão Projetos Humanitários: Eduardo Vezzani Batista; Comissão de Novas Gerações: Edmar Henrique Silva; Fundação Rotária: Márcia Carestiato Sancho; Diretor Sede: Fidélis Sigmaringa Maia da Silva; Assessoria de ex-presidentes: Luiz Helênio Santos; 1º Secretário: Gabriela Ferreira de O. M. da Rocha; 2º Secretário: Nilton Seixas Necchi; 1º Tesoureiro: Sílvio César Dantas Ruiz; 2º Tesoureiro: Carlos Alberto Ferreira; 1º Protocolo: Khristian Wilkes Drummond; 2º Protocolo: Bárbara Josefine Husung.

A sede do Rotary Club Nova Friburgo fica na Rua Augusto Spinelli, 169, Centro. Tel.: (22) 2522 4495.

 

Foto da galeria
Antônio Carlos Celles Cordeiro (Foto: Divulgação Rotary Club Nova Friburgo)

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Iniciativa receberá textos, desenhos, fotografias e vídeos que registrem as vivências de profissionais e estudantes

Avanço do vírus no município não impediu população de circular mais pelas ruas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra