Retomando

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Para pensar:
"Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber.”
Confúcio

Para refletir:
“Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino.”
Leonardo da Vinci

Retomando

A Câmara Municipal realizou mais uma sessão remota nesta terça-feira, 19, para deliberar a respeito de assuntos relacionados ao enfrentamento da pandemia.

Como tem sido hábito, o plenário aprovou quase todas as medidas em votação.

Do gabinete do vereador Wellington Moreira veio um requerimento de informações  questionando os critérios para distribuição de cestas básicas em substituição à merenda escolar.

Requerimentos

O vereador Johnny Maycon, por sua vez, trouxe perguntas ‘relativas aos gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza (Pnae e Pnate) da Secretaria Municipal de Educação neste período de pandemia.

Ambos os requerimentos foram aprovados.

Veto

O plenário também apreciou o veto parcial do Executivo à lei municipal 4.733, que “estabelece obrigatoriedade ao Poder Executivo de divulgar no Portal da Transparência as informações relacionadas às contratações formalizadas para o combate à Covid-19”.

E, mantendo uma linha que marcou o atual mandato, novamente derrubou o veto do Palácio Barão de Nova Friburgo a uma proposta nascida na Câmara, ainda que o placar tenha sido apertado: 11 votos a favor da derrubada, e oito contrários.

Lista

Votaram pela derrubada do veto os vereadores Joelson do Pote, Professor Pierre, Nazareth Catharina, Luis Fernando, Zezinho do Caminhão, Johnny Maycon, Marcinho Alves, Norival, Wellington Moreira, Cascão e Isaque Demani.

Votaram de forma favorável ao veto os vereadores Alcir Fonseca, Marcio Damazio, Vanderléia Abrace essa Ideia, Carlinhos do Kiko, Jânio Carvalho, Christiano Huguenin, Luiz Carlos Neves e Nami Nassif.

A coluna, claro, apoia toda e qualquer ação em favor da transparência, e vê com bons olhos a derrubada do veto.

Indicações

Também foram apresentadas duas indicações legislativas.

O vereador Isaque Demani solicitou ao Executivo a elaboração de um projeto de lei “que crie a gratificação extraordinária aos servidores da Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo”, ao passo que o vereador Zezinho do Caminhão solicitou projeto de lei “que institua o auxílio pecuniário para costureiras e funcionários comprovadamente demitidos do setor de confecções de Nova Friburgo, em decorrência da situação de emergência face à pandemia”.

Ambas foram aprovadas.

Agora vai?

A deliberação mais importante no entanto, ficou para a semana que vem.

Afinal, na reunião desta terça-feira a Câmara decidiu que, com o sistema de reuniões remotas já devidamente testado e aprovado, é chegada a hora de ampliar a gama de votações e não mais se restringir a temas relacionados à Covid-19.

A nova regulamentação deve ser apreciada nos próximos dias e, entre outras implicações, a mudança deve permitir que as contas da prefeitura referentes ao exercício de 2018 finalmente sejam apreciadas.

Demanda represada

O projeto de mudança foi proposto pela mesa diretora, composta pelos vereadores Alexandre Cruz (presidente / Partido Cidadania), Marcio Damazio (primeiro vice-presidente / Cidadania), Wellington Moreira (segundo vice-presidente / PSL), Professor Pierre (primeiro secretário / PSB) e Carlinhos do Kiko (segundo secretário / Pros).

A próxima sessão virtual está marcada para iniciar às 9h de quinta-feira, 21.

Oportunidade

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, informa a respeito da realização, entre os próximos dias 22 e 24, do Hacking Help, primeiro hakcathon online do Hacking Rio, em busca de soluções que minimizem os efeitos da Covid-19.

As inscrições são gratuitas, e os grupos podem ter de três a cinco participantes.

As verticais disponíveis são Saúde, Educação Logística, Empregabilidade, Assistência Social, Cooperativismo, e as atividades se darão ao longo de uma maratona de 42 horas.

Ao fim, um prêmio de R$ 30 mil será distribuído entre os vencedores.

Mais informações podem ser obtidas na página http://hackingrio.com/hackinghelp .

Muito justo

O amigo Girlan Guilland levantou uma bandeira muito oportuna, que já tem o apoio deste espaço e parece contar também com o apoio do prefeito Renato Bravo, ainda que, em última análise, o martelo tenha de ser batido pelo Palácio Guanabara.

A proposta é que o hospital de campanha, tão logo inicie seu funcionamento, receba o nome da enfermeira Teresa Cristina Miranda, que infelizmente foi vítima da Covid-19 tendo cumprido seu juramento até o fim.

Certamente não há gratidão que faça justiça ao sacrifício destes profissionais. Mas, ainda assim, a homenagem parece muito justa.

Desafio

Em tempos de quarentena, nossa magnífica Regina Lo Bianco nos brinda com uma série diferente de desafios.

A Cruz Vermelha teve a brilhante ideia de colocar máscaras em alguns dos monumentos de nosso patrimônio público, e Regininha tratou de fazer lindas imagens que hão de eternizar para as futuras gerações um pouco do que estamos vivendo nesses dias tão atípicos.

E então, alguém consegue identificar quem está por trás da máscara?

Foto da galeria
Desafio (Foto: Regina Lo Bianco)
Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.