Entre os maiores

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

sábado, 02 de agosto de 2025

Base do Frizão se prepara para a Copa Rio, tendo os grandes como adversários

        O trabalho realizado nas divisões de base pelo Friburguense rende frutos dentro e fora de campo. No caminho para figurar novamente entre os maiores do Estado do Rio entre os profissionais, os meninos terão a oportunidade de dar esse primeiro passo e, de certa forma, começar a reposicionar o Tricolor da Serra onde ele merece estar.

        O Frizão participará da Copa Rio de 2025 nas categorias Sub-17 e Sub-15. Na temporada de 2025, a competição contará com a participação dos oito times melhores classificados no Campeonato Estadual da Série A e os quatro melhores classificadas nos Campeonatos Estaduais das Séries A2, B1 e B2 Sub-17 de 2024.

        Desta forma, o torneiro irá reunir, além do Friburguense, as equipes do América, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda. As partidas, a princípio, vão acontecer nos horários de 12h45 e 14h45, sendo que o time juvenil é sempre o primeiro a entrar em campo. Em sua caminhada, o Tricolor irá receber Fluminense e Botafogo no Eduardo Guinle. Os jogos de estreia acontecem no próximo sábado, dia 09, contra o Nova Iguaçu, fora de casa.

        “Com relação à base, nós iniciamos um trabalho após a pandemia, também no pós queda do Friburguense para a Série B1. Entendemos que, devido à distância da primeira divisão e a falta de calendário, o processo ficaria mais longo. Então, passamos a focar mais na base e conseguimos ter bons resultados dentro de campo. Essa competição que vamos disputar é fruto disso, por ter chegado à semifinal no ano passado, junto com Resende, América e Maricá. Aí teremos Nova Iguaçu, Volta Redonda, Portuguesa e Madureira, times que vêm da primeira divisão como os quatro melhores classificados e mais os quatro grandes”, revelou o gerente de futebol Friburguense, José Siqueira, o Siqueirinha.

Grandes expectativas

        O regulamento prevê um único turno, onde todos se enfrentam. Ao final de 11 rodadas, os quatro primeiros colocados irão avançar para as semifinais. O Frizão já se prepara há algumas semanas para essa disputa, com expectativa alta e objetivos bem definidos. Alguns ex-atletas, inclusive, aprovam o trabalho e apostam no clube para que seus filhos desenvolvam a carreira, como são os casos de Bidu, Gedeil e Hugo, além de projetos ligados a esses jogadores, a exemplo de Merica, Abedi e do empresário Evandro.

“A gente sabe que é um campeonato diferente, que exige plantel, uma condição psicológica dos atletas diferente do que foi feito até agora nos Estaduais. Como começa dia 09, estamos treinando, após terminar a última competição há uns 15 dias, e temos mais um tempo. Queremos que dê frutos no futuro. A gente fala muito de resultado, de estar entre os quatro primeiros, ganhar de algum grande. Essa expectativa é natural para o jogador. Mas a verdadeira vitória para um time de menor investimento está na estratégia. Esse ano, por exemplo, já colocamos duas promessas no Flamengo, um no Botafogo, um no Atlético-MG e já tínhamos um no América-MG. São jogadores, patrimônios do clube, que estão em grandes vitrines, e no futuro podem ajudar o Friburguense”, resume.

Marca do Friburguense

        Siqueira, inclusive, reforça que o clube irá dividir atenções entre a Copa Rio das duas categorias e a disputa profissional. O dirigente enxerga a oportunidade de consolidar o trabalho feito com os garotos, ajudando também a recolocar a marca do Friburguense em evidência no futebol do Rio de Janeiro.

        “É uma competição forte, onde todos jogam contra todos, e a gente já inicia no dia 09 fora de casa, contra o Nova Iguaçu, e já tem o segundo jogo aqui, contra o Fluminense, no dia 16. Sai pra pegar o Vasco e depois recebe o Botafogo. O campeonato traz a gente de volta ao cenário da primeira divisão na base e estamos tratando isso com muito carinho, alinhando tudo em dias separados, pra não deixar nada acontecer de forma ‘invisível’. O profissional sempre será o carro-chefe, é o que faz tudo acontecer em um clube de futebol. Mas se voltarmos tudo só para o profissional, desalinha o trabalho que iniciamos há dois anos”, explica.

        Reforçando todo esse foco, Siqueira revela que há a possibilidade de alterar os dias e horários dos jogos do time profissional do Friburguense na Série B1 do Carioca. O campeonato tem previsto para o final de semana do dia 06 de setembro, quando o Frizão irá receber o Carapebus, no Eduardo Guinle.

        “As competições vão mexer com a nossa rotina. estamos estudando pedir, junto à Federação, trazer os jogos da base para o sábado e fazer as partidas do profissional aos domingos. Ainda vamos conversar com a Ferj sobre isso. Quem sabe até uma segunda, à noite”, pondera.

A sequência do Friburguense Sub-17 e Sub-15

  • 09/ago, Sáb - Nova Iguaçu x Friburguense, CT Nova Iguaçu
  • 16/ago, Sáb - Friburguense x Fluminense, Eduardo Guinle
  • 23/ago, Sáb - Vasco da Gama x Friburguense, Nivaldo Pereira
  • 30/ago, Sáb - Friburguense x Botafogo, Eduardo Guinle
  • 06/set, Sáb - Flamengo x Friburguense, Gávea
  • 13/set - Sáb - Friburguense x Maricá, Eduardo Guinle
  • 20/set, Sáb - Resende x Friburguense, Trabalhador
  • 27/set, Sáb - Friburguense x Volta Redonda, Eduardo Guinle
  • 04/out, Sáb - Madureira x Friburguense, Aniceto Moscoso
  • 11/out, Sáb - Friburguense x Portuguesa, Eduardo Guinle
  • 18/out, Sáb - America x Friburguense, Giulite Coutinho
  • Foto da galeria

    Base do Friburguense teve ótimas campanhas em 2024, se credenciando a voltar a estar entre os grandes este ano (Foto: Divulgação Vinicius Gastin)

  • Foto da galeria

    Com foco dividido, Frizão poderá ter partidas do profissional, em casa, remanejadas (Foto: Divulgação Vinicius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.