De acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a melhor forma de se prevenir contra o novo coronavírus é lavando frequentemente as mãos com água e sabão, utilizando álcool gel, além de ficar em casa, respeitando o distanciamento social para evitar aglomerações e a consequente propagação do vírus. Mas como ficam as pessoas em situação de rua em meio a essa pandemia mundial do Covid-19?
Em Nova Friburgo, desde o início de julho do ano passado está disponível um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua no bairro Duas Pedras, ao lado da Rodoviária Norte. A princípio o local funcionaria apenas naquele período mais frio do ano, no entanto, a iniciativa foi mantida e continua sendo oferecida em caráter provisório e emergencial para acolhimento dessas pessoas.
Segundo a prefeitura, o espaço fica aberto das 8h às 20h e oferece café da manhã, almoço e jantar, além de higienização e troca de roupa. Cabe ressaltar que no período entre 20h e 8h o ponto de apoio é fechado para que os assistidos possam dormir com segurança. No início, o espaço funcionava apenas no período noturno, mas como o objetivo é tirar essas pessoas das ruas, o serviço foi ampliado para estimular a adesão, que deve ser voluntária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, “atualmente 15 pessoas estão sendo assistidas no local, sendo que duas delas chegaram na última quarta-feira, 25. Para não quebrar a orientação (dos órgãos de saúde) elas estão sendo orientadas a ficarem isoladas pelo período de 14 dias”. Ainda de acordo com a Secretaria de Assistência Social, “duas pessoas permanecem em situação de rua porque se negam a ir para lá (ponto de apoio). Como o município deve respeitar o livre-arbítrio, não pode obrigá-las a ir. Contudo, já enviou um pedido ao Ministério Público solicitando o encaminhamento compulsório dessas pessoas para aquele espaço”.
Para reforçar a assistência a essa parcela mais vulnerável da população nesse movimento de enfrentamento ao coronavírus, a Cruz Vermelha de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, está disponibilizando duas barracas – que foram devidamente higienizadas – para acolher as pessoas em situação de rua que chegarem ao ponto de apoio. A prefeitura ressalta que o espaço está respeitando os protocolos dos órgãos de saúde e mantendo o distanciamento de dois metros entre cada assistido.
Deixe o seu comentário