Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é o arauto das boas novas!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
O Caderno Z não emite tema ruim ou difícil. Assim como a trova, todo tema é para ser trabalhado, pensado e até matutado, quando nos intriga. Eu início a viagem com esse comentário, porque uma pessoa comentou: “É, Elisabeth, o tema deste último fim de semana será complicado para você “viajar” nas surpresas. Eu só tenho a dizer que eu aprendo coisas novas ou aprimoro os meus conhecimentos com os temas do caderno. Não seria diferente, agora, pelo simples fato de falarmos sobre a cannabis, a planta que tem esse nome bonito, mas é conhecida como maconha há mais de dois mil anos.
E quem nos orientou foi a dentista, Monique Xavier de Souza, pós-graduada em Cannabis Medicinal: “Digo que a medicina canabinóide foi um divisor de águas na minha vida. E na profissão me trouxe o mundo dos pacientes com necessidades especiais, que me encantou...”. Buscando cada vez mais o aprimoramento de suas práticas por meio de cursos, Monique acredita que o uso da cannabis desponta como a “medicina do futuro”. Porém, explica: “Precisamos ver essa planta como a poderosa medicina que é, e não a relacionar ao tráfico e/ou dependências”.
A cannabis na Colômbia ganha espaço no mercado e o país tende a se tornar o seu maior exportador mundial, o que coloca em risco a produção do Canadá, onde a planta pode ser usada “por seus efeitos psicotrópicos”. Para sair do Caderno Z, ainda mais esclarecidos, vamos com Wanderson Nogueira saber onde mora a felicidade? “É tanta coisa bonita que parece até que a liberdade mora em muitos lugares, como “na vida plena e na vida em abundância”, pois “liberdade requer respeito à existência do outro e de si mesmo”... “A liberdade mora na ética coletiva, na boa convivência...”. Nogueira nos abriu os olhos e podemos enxergar que a liberdade mora bem perto da gente.
A Fundação Oswaldo Cruz tem estudos dos impactos da pandemia na saúde mental e 14% dos entrevistados pela reconhecida instituição avaliaram “seu bem-estar emocional como regular a muito ruim”. Os depoimentos foram muitos na reportagem especial de Christiane Coelho, na qual a psicóloga Karla Magalhães considerou que “houve uma valorização dos cuidados com o corpo físico, mas muitos se esqueceram de cuidar do emocional...”. O jeito agora é vencer o prejuízo, na busca de uma “virada” na mente. Salve, Silvério! O tradutor dos nossos anseios e medos com mais uma bela charge na capa da edição.
Foi sancionada em Nova Friburgo, “a lei que obriga as clínicas veterinárias a denunciar maus-tratos a animais. Os agressores serão punidos, “desde que denunciados aos órgãos competentes”. Na lei estão inseridas todas as práticas que “possam ser consideradas e constatadas como maus-tratos pela autoridade ambiental, sanitária, policial ou judicial”. A civilização exige que se crie leis para regrar comportamentos.
Moradores de Olaria, paroquianos, e ex-alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças se unem em prol da revogação do decreto de desapropriação do imóvel. Contando já com duas mil assinaturas, o movimento defende a utilização do espaço para escola municipal, mas sem desapropriação do prédio. Vamos acompanhar as tratativas.
Em “Sociais”, só ilustres aniversariando nestes dias: Ronaldo Lo Bianco, Luiz Lima, Andelvan Passos e Miguel Ruiz que, com seus “hábitos saudáveis e o legado do esporte”, completou 98 anos, no último dia 8. Um viva também muito especial para a querida Mária Ventura, funcionária do jornal, a linda e maravilhosa aniversariante do próximo dia 17. Parabéns a todos!
Com o Natal se aproximando, as ruas e praças já estão enfeitadas e as lojas podem funcionar até 22h. E um presente para nós foi o convênio que vai transformar Nova Friburgo na Cidade do Basquete. “A união entre a CBB e a Firjan com o Sesi” resultou numa parceria alvissareira. A assinatura do convênio foi firmada na tarde da última quinta-feira, 9, com a presença do prefeito Johnny Maycon, de Márcia e Dalton Carestiato e demais autoridades. O encontro foi numa quinta e Nova Friburgo acertou na cesta! Eu sei que Dalton vai me pedir uma trova e eu me antecipo: "Minha gente, é bom saber, / que o fato virou manchete: - Nova Friburgo há de ser / a Cidade do Basquete!" Abraços!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário