Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é o amigo que defende as nossas expectativas
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Mais uma data que mereceu celebração – 20 de julho, Dia do Amigo. O Caderno Z, nosso fiel amigo de todos os fins de semana, nos trouxe um documentário muito amigável sobre o tema. A começar pela escolha da data criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro que se inspirou quando o homem pisou na Lua, em 20 de julho de 1969. As amizades, geralmente, começam a se formar em nossa infância e algumas delas nos acompanham pela vida afora. Outras se perdem no tempo e muitas aparecem assim, do nada, e ficam como se fossem vindas de outras eras. Eu ouvia, quando criança, que “amigos são os olhos da cara” e achava isso uma grande mentira, já que eu tinha muito mais do que duas amizades. Onde elas moram agora? Nem todas eu sei, mas, estão no meu coração, pois Milton canta: “O que importa é ouvir a voz que vem do coração...”.
Antes da avalanche das redes sociais, Roberto Carlos disse em uma de suas canções – “eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...”. Parecia um sonho ter um milhão de amigos e muita gente achava um disparate do Rei Roberto. Hoje, mais do que um amigo, as pessoas podem ter milhões de seguidores num estalar de dedos num teclado digital. “Migo, irmão, cara, mano, vey”, não importa a denominação. No Brasil as pesquisas indicam que as pessoas preferem mais desabafar com amigos, em vez de abrirem suas caixas de segredos com os parceiros conjugais. Ainda está na moda fazer amigos de forma presencial e nada há de mais delicioso do que uma boa conversa com alguém que nos entenda e troque figurinhas com a gente.
“E quando a amizade chega ao fim?” – Eu responderia que talvez não seja o fim, mas a mudança na convivência, um afastamento por falta de um contato mais próximo e as afinidades já não são tantas. Mudam-se os hábitos, as moradias, os compromissos profissionais ou os de outras ocupações. Tudo pode gerar um esfriamento e, mais do que a distância geográfica, o distanciamento das ideias e dos ideais, o que mais, provavelmente, ocorre. Seja do jeito que for, sempre é tempo de celebrar as amizades, pois na canção de Toy Story – “Amigo é coisa séria pois é opção do coração”. Eu arremato com dois versos de Izo Goldman: “Tendo os amigos que eu tenho, eu nem preciso de mim...”. A VOZ DA SERRA, grata pela amizade e prestígio de sempre!
No clima amigável promovido pelo Caderno Z, seguimos em viagem literária pela edição do jornal do último fim de semana e paramos na estação “Sociais”, onde amigos nos esperam para um brinde especial. Carminha Basílio, aniversariante do último dia 16, festejou com sua beleza e simpatia, mais um ciclo se iniciando em sua linda existência. Ângela Carestiato, uma das musas da tradicional e muito amada família Carestiato, aniversariou na sexta-feira, 19. Ela, que é todo carinho no restaurante Poivre, no Espaço Arp, é um encanto de pessoa, não fugindo ao dom de encantar de sua família. Completando seis décadas com “pique” dos 30, o estimado comunicador, Marcelo Merecci, merece muitos vivas pela nova idade, em 21 de julho. Com sua legião de amigos, onde me incluo, parabéns e grata pela amizade. Aos queridos aniversariantes, saúde, paz e amor!
O Cão Sentado, na charge de Silvério, é o nosso arauto das boas novas, sejam elas reivindicativas, alarmantes ou comemorativas. Desta vez, o cão amigo se vestiu de bandeira friburguense para anunciar as “Eleições 2024”, assunto que A VOZ DA SERRA desenvolveu muito bem em matéria de página inteira, com o início do prazo para as convenções partidárias. O calendário eleitoral requer que sejam observadas e cumpridas várias regras para que se chegue ao pleito, no dia 6 de outubro, de forma ordeira, dentro do amplo processo democrático vigente.
A internet veio trazer muitas facilidades em todos os setores da vida dos internautas e entre os muitos benefícios estão os sites de compras online. Desde a comodidade da escolha dos produtos até o momento da entrega, em domicílio, a tudo isso, soma-se a praticidade de pagamento. Entretanto, o Procon-RJ está de olho na fiscalização de venda de dispositivos eletrônicos para fumar, proibida pela Anvisa desde 2009, que tem sido comercializada de forma contrária ao que rege a proibição. Algumas plataformas já foram notificadas sobre a ocorrência de tais vendas. O mercado virtual facilita a vida de muita gente, mas nem tudo é mercado livre.
O Festival Sesc de Inverno está esquentando e não há frio que possa prender em casa os amantes dos espetáculos artísticos que tanto nos encantam. Já tivemos Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso. Para o próximo fim de semana, mais atrações imperdíveis começando na sexta-feira, 26, com Ana Carolina, cantando Cássia Eller. No sábado, 27, Tony Garrido e no domingo, 28, Daniela Mercury. Tudo de graça, no Nova Friburgo Country Clube. A organização do evento pede um quilo de alimento não perecível para o Mesa Brasil, do Sesc. Toda a arrecadação será destinada a entidades assistenciais friburguenses cadastradas no projeto. Que show! Parabéns!...
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário